
O novo bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco, pediu direto de Roma para que os fiéis não percam o senso de cidadania e responsabilidade social com a crise política do país e no que o ele classificou como “tempos dispersivos e confusos”. Para a Igreja Católica, 7 de setembro é dia Oração e Jejum pela Nação Brasileira.
Na mensagem à Diocese, Dom Francisco inicia pedindo “orações de cada um de vós por mim”. Ele explica que está em Roma desde a última terça-feira e permanece lá até o próximo dia 14 de setembro, onde participa de uma formação com outros 120 novos bispos. Eles estão reunidos no Ateneu Regina Apostolorum.
O bispo diz que não possui projeto para sua administração na Diocese, mas que irá atuar a partir da realidade da Diocese e das demandas. Ele dirige benção aos padres e se diz ansioso para iniciar o que caracteriza como novo tempo de atividades missionária e pastoral.
Veja a mensagem na íntegra
Roma, 7 de setembro de 2017.
Dia de oração e jejum pela nação brasileira.
Ao clero, aos seminaristas, religiosas, leigos (as) e homens e mulheres de boa vontade na Diocese de Campo Maior.
Com alegria e confiança, após a minha ordenação episcopal, no último dia 26 de agosto de 2017, na cidade de Garanhuns, me dirijo a todos os diocesanos de Campo Maior, direto de Roma, sob Pedro e com Pedro, primeiramente para abençoar a todos e pedir, ao mesmo tempo, as orações de cada um de vós por mim.
Cheguei em Roma no dia 05 de setembro. Achei por bem, após a ordenação episcopal, participar deste encontro de formação, afinal quanto mais compreender a minha missão, bem melhor poderei desempenhá-la com a cooperação do clero, seminaristas, religiosas e evangelizadores das pastorais, movimentos e serviços.
Quero, antes me dirigir aos srs. Padres que no dia a dia permitem que a vida seja consumida no serviço ao povo de nossa diocese. A cada padre, minha especial benção. Confesso que estou aguardando na fé e com alegria, o momento de poder abraçar a cada um, ouvir e juntos inaugurar um tempo novo, afinal, Deus faz novas todas as coisas e nos convoca a responder com devido discernimento às diversas realidades com seus desafios
Digo-vos que não chegarei à diocese com um projeto pronto, afinal não o tenho, também não deveria tê-lo. A partir da realidade da diocese e de suas demandas, sempre crendo na ação do Espírito Santo, vamos marcar nosso tempo com uma ação missionária e pastoral sob a orientação da Igreja e em obediência ao santo padre, o Papa Francisco: Igreja missionária, misericordiosa e presente na vida das pessoas; o rebanho do Senhor. “O bispo é Mestre da fé e arauto da Palavra; é o primeiro anunciador do Evangelho com a palavra e o testemunho de vida o que não dispensa o diálogo e a cooperação dos padres e dos leigos.
Aqui em Roma, até o dia 14 de setembro, nós, os novos bispos temos uma agenda de estudo, oração e encontro. Estamos reunidos no Ateneu Regina Apostolorum. Somos cerca de 120 bispos de diversas nacionalidades. Dentre os temas, temos ” O ministério episcopal como caminho de discernimento colegial; Instrumentos para um diálogo de fraternidade no mundo; Pastores missionários da corajosa gratuidade de Deus”, dentre outros que se inserem na missão do bispo à luz da Fé, no tríplice múnus de santificar, ensinar e governar.
Queridos padres, seminaristas e leigos, neste dia de oração pelo Brasil, peço que dirijam orações ao Senhor Ressuscitado, para que abençoe nosso País e que, em meio à crise da ética que atinge instâncias políticas de Governo, não percamos o senso de cidadania e responsabilidade social, além da nossa responsabilidade de dialogar para construção da esperança da capacidade de discernir em tempos dispersivos e confusos. Cada cristão deve manter a capacidade de ser “sal da terra e luz do mundo”.
Que a Mãe Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil, no ano jubilar, “300 anos de bênçãos”, interceda por todos em busca de um Brasil justo e soberano que cuide dos mais pobres e sofredores, preferencialmente.
Na pessoa do reverendíssimo padre Duarte, Administrador Diocesano, saúdo o Colégio de Consultores e a todo o clero da nossa Diocese de Campo Maior.
Em breve estarei definitivamente entre vós, embora já esteja espiritualmente, desde a minha nomeação pelo Santo Padre, o Papa Francisco.
Sob Pedro Apóstolo e na intercessão de Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima.
Dom Francisco de Assis.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar