Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:34

Traficantes se atrapalham e acabam presos com avião cheio de drogas no Piauí

 

Um avião carregado com cocaína com o prefixo PR-HSP, que podem chegar a 200kg, foi apreendido pela polícia na tarde desta sexta-feira, no município de Barreiras do Piauí, a 854 Km de Teresina. Os criminosos ficaram sem combustível na aeronave e tiveram que fazer um pouso forçado.

Segundo o G1/Piauí apenas duas pessoas foram presas e seis sacos com 30 tabletes de cocaína prensada apreendidos durante a ação. Os dois seriam piloto, identificado por Nagib Brito de Aquino, 53 anos, e o copiloto Ângelo Augusto Ribeiro Boechat Lopes. O site GP1 afirma que mais duas pessoas foram presas, mas não traz os nomes. O portalgilbues afirma que dois homens que estavam na aeronave fugiram pelo mato com a chegada da polícia.

"Dois homens [seriam quatro] transportavam a droga do estado do Pará para o estado do Maranhão, mas com o tempo nublado saíram da rota do GPS e ficaram sem combustível. O avião estava muito pesado por conta da droga, eles viram que não iam conseguir chegar e fizeram o pouso de emergência", informou o comandante de operações da PM-PI, coronel Alberto Menezes ao G1/Piauí.

Além do entorpecente, a polícia apreendeu com eles uma quantia em dinheiro no valor de R$ 1.531,00, radios, tablets, celulares e mapas. Segundo a polícia, há indícios de que o aeronave saiu de Altamira no Pará para o Maranhão e o piloto teria se perdido, entrando no Piauí. Como a rota ficou maior, faltou combustível.

Segundo o comandante, eles tentaram se desfazer da carga para diminuir o peso do avião. "Deixaram seis volumes de drogas escondido na mata. Eles relataram que se desfizeram de mais quatro volumes, mas foram realizadas buscas e não foram encontrados", afirmou o coronel Alberto Menezes.

As prisões foram feitas por policiais do Grupo de Policiamento de Gilbués e da Força Tática de Corrente. Policiais das cidades de Barreiras do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, Gilbués e Corrente fazem buscas na região para tentar encontrar os dois foragidos e a droga que teria sido jogada do avião durante o pouso.

O avião fez um pouso forçado na PI-260 que liga Barreiras do Piauí à BR-135, na localidade Pedras, a cinco quilômetros da cidade de Barreiras do Piauí. O piloto buscou informações com moradores da localidade para providenciar combustível. O morador que não foi identificado percebeu o descarregamento de várias caixas do avião e desconfiado, ligou para a polícia informando a movimentação. 

VIROU ROTINA E PRISÕES, QUANDO ACONTECEM, É POR PURO ACASO

Já foram vários casos semelhantes de aviões abarrotados de drogas em solo piauiense. Em todos os casos, foi o acaso quem favoreceu para que a polícia chegasse à aeronave.

RELEMBRE CASOS RECENTES DE AVIÃO COM DROGAS NO PIAUÍ

Em 10 de abril de 2015 um avião monomotor Cessna 210 caiu na localidade de Lajeiro Branco, município de Assunção do Piauí. O piloto viajava sozinho e morreu carbonizado, mas antes do avião cair, ele jogou pacote com tabletes de cocaína. No dia seguinte, por acaso, a polícia encontrou Seis pessoas em carros e um carro-pipa. Eles eram cearenses e estavam na região para receber a droga. Os presos, hoje, estão todos soltos.

Em agosto de 2014 um avião de pequeno porte, teria feito um pouso forçado em uma pista de pouso da cidade de Piracuruca, 157 km ao Norte de Teresina. O que era, aparentemente, um incidente se revelou outra coisa. Mais tarde, a Polícia Civil do Piauí informou que o bimotor, nem a pista possuiam registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e durante a vistoria de uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi verificado que a aeronave tem um prefixo clonado por meio de um adesivo.

Na aeronave também foi encontrado fragmentos de cocaína, dois equipamentos de GPS (Sistema de Posicionamento Global), nove galões de combustível de aviação e mangueiras, possivelmente usadas para ajudar a abastecer o avião. O vigia da pista de pouso, Lucas Viana disse que dois homens em uma caminhonete chegaram ao local e aguardaram a aeronave. Após a chegada do bimotor, que possuía apenas dois lugares, os dois homens colocaram os galões dentro do avião e saíram ao mesmo tempo em que o bimotor se preparava para decolar (RELEMBRE).

Em março de 2015 o Em Foco noticiou com exclusividade o que também seria um pouso forçado de um helicóptero prefixo PT-HNZ, na cidade de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina). As autoridades tomaram conhecimento do fato, inclusive de quem é a aeronave, mas nenhuma investigação foi aberta. Pelo modo de operação, suspeita-se que a aeronave estivesse em alguma operação ilícita. Assim que baixou em um campo de futebol na cidade, um veículo modelo Amarok, placa OJF-1212, já estava esperando com o combustível, situação semelhante as outras em que ficou conhecida como sendo de tráfico.

Helicóptero fez pouso, supostamente, forçado em Jatobá do Piauí. Pelo modo operanti, no entanto, demostrou um planejamento e semelhante a outros caso de tráfico. Não houve invstigação do caso. Foto: CampoMaiorEmFoco

Teve ainda caso de avião com drogas em Pedra Branca no Ceará, que teria ligação com fatos regsitrados no Piauí; em em Boa Viagem e em Canindé e mais recenete no município de Vale do São Domingos, a 491 km de Cuiabá-MT,

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Polícia