Uma Missa em Ação de Graças abriu as comemorações dos 196 anos da Batalha do Jenipapo nesta quarta-feira (13.03). A celebração aconteceu na Catedral de Santo Antônio com a presença do prefeito Professor Ribinha, da vice-governadora Regina Sousa, de lideranças politicas da região e da comunidade em geral.
Durante a homilia, o Bispo Dom Francisco de Assis ressaltou que as lutas são diárias e incentivou a participação de todos para fortalecer a cidadania e o bem comum, como propõe a Campanha da Fraternidade deste ano.
“Nas últimas décadas o nordeste recebeu um olhar diferenciado com políticas públicas e planos emergenciais, a realidade hoje evidência que novas batalhas são necessárias, porém sem o enfrentamento armado. A batalha tem um único recurso a força do argumento para a construção dos consensos pelo bem comum, o campo não será mais o rio Jenipapo mais o espaço da cidadania", declarou.
Em seu discurso, o prefeito Professor Ribinha reafirmou o compromisso com uma Campo Maior cada vez melhor.
“Hoje eu tenho certeza que cada um se fortalece por aqueles que viveram aqui no passado, pelo trabalho, pela coragem e pela bravura. Nesse momento quero reafirmar o compromisso de fortalecer o desejo para que Campo Maior possa cada dia ser uma cidade melhor para se viver, que honremos nossa história, nosso povo e principalmente nossa fé”.
A programação seguiu com Culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista de Campo Maior e Solenidade Cívico-Militar no Monumento Heróis do Jenipapo, com desfile militar, a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, a outorga de ordem estadual do “Mérito Renascença do Piauí” e a entrega de medalha “Heróis do Jenipapo”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.