Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:31

Alerta: Mais de 40 pessoas relataram ter sofrido picadas de agulha durante os blocos de carnaval

Segundo informações, o número de casos suspeitos chegou a cerca de 40 até a manhã desta terça feira.

 Com Informações: Revista Fórum

Das 41 pessoas notificadas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs) do dia 15 ao dia 23 deste de fevereiro, 25 são mulheres e 16 são homens.

Ainda de acordo com a SES, após uma triagem feita no Hospital Correia Picanço , na Zona Norte do Recife, 33 pacientes realizaram a profilazia pós-exposição (PEP) para prevenir uma possível infecção pelo vírus HIV e outros. Os demais teriam se recusado a fazer o teste ou já tinham passado do período de 72 horas preconizadas para o início da terapia. Todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias, para conclusão do tratamento.

A SES informou que os pacientes ainda foram orientados a realizar o monitoramento permanente de possíveis infecções no próprio Hospital Correia Picanço, ou nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) dos municípios de São Lourenço da Mata (Hospital e Maternidade Petronila Campos); Caruaru (UPA Vassoral), Pesqueira (Hospital Dr. Lídio Paraíba) e Serra Talhada (Hospital Professor Agamenon Magalhães - Hospam).

Os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são baixos, em média 0,3%, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Todos os pacientes foram orientados a procurar os órgãos policiais para investigação das ocorrências, já que as investidas podem ser tipificadas como crime .

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que recebeu, somente neste Carnaval, denúncias de 25 pessoas. Dez denúncias ocorreram no sábado (22) e 15 foram feitas no domingo (23). A PCPE instaurou inquérito e está apurando os fatos.


Primeiro Caso

Duas mulheres deram entrada no Hospital Correia Picanço, na Tamarineira, Zona Norte do Recife, neste domingo (23), armando terem levado uma picada de agulha, uma delas em Olinda e a outra em Recife.

Segundo informações apuradas pelo Jornal do Commercio extraocialmente, o número de casos suspeitos chegou a cinco até a manhã deste domingo.
O primeiro caso teria acontecido durante desle do Galo da Madrugada, na altura da Avenida Dantas Barreto, por volta das 17h40, no meio do desfile, segundo a vítima.

“Estava em grupo com minha família e senti uma picada de leve na minha coxa e não dei crédito na hora. Passei a mão no local e até olhei para o indivíduo (agressor). Tentei avisar a ele que alguma coisa que ele segurava estava machucando as pessoas, mas não dei crédito, passei a mão e prossegui”, conta a vítima, que não quis se identicar.

Até na manhã desta terça-feira (25), 41 pessoas alegam terem levado agulhadas durante as festas de Carnaval em Recife , Olinda e também no município de Orobó . Isso segundo  informações divulgadas no fim da tarde desta segunda-feira (23) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).


Jogo de empurra

Ela afirma que a perna chegou a sangrar. “Depois de limpar o sangue, procuramos o posto policial em frente à Igreja do Carmo. E aí encaminharam a gente para o Corpo de Bombeiros, que mandou a gente procurar o posto médico, e assim foi um (setor) repassando para o outro e não tive atendimento seguro em nada”, relata

De acordo com ela, a Polícia Militar não teria levado em consideração a denúncia. “Isso é descaso. A Polícia está ali para combater alguma coisa errada, mas quando a gente recorre, dando um alerta de um caso como esse, é deixado de lado”, diz. “O homem que estava dando agulhadas poderia até ter matado muita gente que estava ali”, acrescenta.

O segundo caso teria acontecido na Travessa João Alfredo, em Olinda, também por volta das 18h. A sentiu uma picada no ombro direito no sábado, mas procurou o Hospital Correia Picanço apenas no domingo. “Quando foi hoje, eu vi relatos nas redes sociais de outras pessoas que teriam sido vítimas, e decidi vir para cá para fazer exames. A reação foi só na hora da picada. Depois, não senti nada”, disse.

 

Relatos

"Tinha um aglomerado de gente embaixo do viaduto da Avenida Sul quando passamos por lá. Foi aí que senti algo como uma picada de inseto. Na hora, meu braço começou a coçar e ficou dormente em seguida", relata a assistente social de 44 anos, moradora de Moreno, que não quis se identificar. Ela procurou a unidade de saúde após ver casos semelhantes nos noticiários. "Ontem [domingo] à noite eu entrei em pânico. Foi quando resolvi buscar ajuda. Vim bem cedo, fiz exames de sangue e um Boletim de Ocorrência. A sensação é péssima, estou muito apreensiva", disse. 

Uma outra mulher, servidora pública de Roraima, de 30 anos, passou por uma situação bastante parecida também no domingo, mas, dessa vez, em Olinda. "Não sei dizer onde eu estava, porque não conheço a cidade, mas aconteceu em um momento de aglomeração de pessoas. Senti uma picada e, em seguida, uma ardência. Não saiu sangue. Quando vi a reportagem, resolvi vir até o hospital", conta. "Para mim, acabou. Vou ficar dentro do quarto. Não tenho coragem de sair", desabafa. Ela ainda reclamou da inexistência de um ponto de apoio em Olinda, já que parte dos casos aconteceram no município. 

Uma jovem de 18 anos, moradora de Paulista, no Grande Recife, também foi vítima. Ela estava próxima à Ladeira da Misericórdia quanso sentiu a picada. "Estava muito cheio, muito apertado, não tinha como saber quem foi. Era a primeira vez que eu estava indo ao Carnaval de Olinda. Não volto nunca mais", afirmou. 


 

Bianca Viana

Mais de Moda e beleza