Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:18

Bebê morre afogado ao ser mergulhado debaixo d'água 3 vezes durante cerimônia de batismo

Promotores abriram processo de homicídio culposo contra o padre na cidade de Suceava, no nordeste do país.

 Com informações: Daily mail

A Igreja Ortodoxa está enfrentando uma pressão crescente para mudar seus rituais de batismo na Romênia depois que um bebê morreu em uma cerimônia, que envolve a imersão das crianças três vezes na água benta. 

Segundo informações do Daily Mail, o menino de seis semanas sofreu uma parada cardíaca e foi levado às pressas para o hospital na segunda-feira (2/2), mas morreu algumas horas depois. A autópsia revelou líquido em seus pulmões. Promotores abriram processo de homicídio culposo contra o padre na cidade de Suceava, no nordeste do país.

Uma petição online pedindo mudanças no ritual já reuniu mais de 56 mil assinaturas na noite de quinta-feira (4/2). "A morte de um bebê recém-nascido devido a esta prática é uma grande tragédia", diz a petição. "Este risco deve ser descartado para que a alegria do batismo triunfe". 

Um internauta denunciou a 'brutalidade' do ritual e outro criticou a 'teimosia de quem pensa que é vontade de Deus' mantê-lo. O porta-voz da Igreja, Vasile Banescu, sugeriu que os padres poderiam derramar ou borrifar um pouco de água na testa do bebê, em vez de imersão total. Porém, o arcebispo Teodosie, líder da ala tradicionalista da Igreja, insistiu que o ritual não mudaria.

No batismo de uma igreja ortodoxa romena, o bebê é completamente submerso na água três vezes seguidas, enquanto o padre deve segurar seu nariz para garantir que ele não respire na água. Os batismos na Romênia são grandes eventos, às vezes, comparados a casamentos, geralmente com centenas de convidados e uma grande festa.

Bianca Viana

Mais de Mundo