Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:26

Secretária do Meio Ambiente visita Parque Estadual Serra do Santo Antônio em Campo Maior (PI)

Na ocasião, técnicos conheceram de perto as condições ambientais da área para a estruturação do local.

 SECOM PIAUÍ

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, realizou nessa terça-feira (16), visita técnica ao Parque Estadual da Serra do Santo Antônio, em Campo Maior. Criado em 2019, o parque tem aproximadamente 4.000 hectares repletos de uma grande diversidade biológica e paisagística, com uma exuberante beleza cênica. “O propósito dessa primeira visita técnica ao parque é conhecer melhor a área, suas particularidades e potencialidades.”, explica Sádia Castro.

A bióloga Maria Pessoa da Silva destaca a diversidade de espécies que a área abriga. “É uma região riquíssima em biodiversidade onde encontramos espécies como o macaco cabelão, endêmico das regiões do Piauí e do Maranhão, onça vermelha, ararinha verde, já visualizamos três espécies de pica-paus, além da extensa diversidade botânica”, explica a pesquisadora.

A secretria do Meio Ambiente, Sdia Castro, visita Parque da Serra do Santo Antnio (Foto: Moura Alves/Ascom Semar)

“Com a estruturação, o crescimento regional deve ser impulsionado. Uma das maiores preocupações da Semar é alinhar a preservação ambiental ao desenvolvimento sustentável. E áreas como essa têm grandes potencialidades, tanto ambientais quanto humanas. A intenção é que a população que vive no entorno dessa área se beneficie com o processo e possa contribuir efetivamente com a preservação do parque”, explica Sádia Castro.

A visita foi acompanhada pelos engenheiros da Semar, Luciano Pessoa e Renan Negreiros, pelos técnicos do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO), Marco Aurélio Lira e Marcelino Brito. Também estiveram presentes o presidente da Associação Serra Viva, Josino Gomes, além da professora e pesquisadora Maria Pessoa da Silva.

Bianca Viana

Mais de Cidades