Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:42

Governador do Piauí é um dos destaques da série documental, 'A Corrida das Vacinas' no Globoplay

No documentário, o governador relembra a batalha para conseguir contratos na busca por mais imunizantes. 

 Reprodução: Globoplay

A série documental 'A Corrida das Vacinas', exibida no serviço de streaming Globoplay, mostra os bastidores inéditos dos desafios científicos e da guerra política envolvendo a vacina contra a Covid-19 no Brasil. Em toda a série, os episódios apresentam as dificuldades e imprevistos entre a relação do Governo Federal com os Governadores, tendo como consequência a falta de acordo com a Presidência que gerou a demora para a concretização dos contratos com as farmacêuticos para a vinda dos imunizantes.

Nela, o governador piauiense Wellington Dias (PT) está presente, relatando sua função de coordenador da vacina no Fórum dos Governadores do Brasil. Durante o documentário, Dias é acompanhado em diversas reuniões com chefes de Estado na busca por mais imunizantes, em um verdadeiro papel diplomático, motivado pela lacuna da União nas tratativas, principalmente com então ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. 

"Eu fiquei como governador, assim como outros, tendo que negociar com a China, com a Rússia, ou seja, fazendo algo que é próprio da diplomacia brasileira, afirma Dias na série documental. O governador relembra a batalha para conseguir mais contratos, impondo o posicionamento dos líderes em não somente esperar, mas atuar efetivamente na busca por mais imunizantes. 

"Tomamos a decisão de ter iniciativa, então vamos atrás de uma solução, a solução está no Poder executivo Federal, vamos lá, estáno Parlamento, vamos lá; então a medida que estamos indo, estamos encontrando mais vacinas do que diziam", finalizou. 

A 'Corrida das Vacinas' está disponível gratuitamente no serviço de streaming. 

 

 

 

Bianca Viana

Mais de Política