Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:54

Vulcão que ameaça o Brasil com tsunami entrou em erupção neste domingo (19)

O vulcão poderá causar deslizamentos e provoca um tsunami com força para chegar à costa brasileira.

 Com informações: GP1

Por volta das 11h10 (horário de Brasília) deste domingo (19) o vulcão da ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha, entrou em erupção. O alerta de risco para erupção vulcânica havia sido acionado ontem pelas autoridades espanholas.

O alerta amarelo, emitido pelas autoridades, trouxe de volta as atenções para o complexo vulcânico de Cumbre Vieja, que não entrava em erupção desde 1971. Caso a erupção aumente, o vulcão poderá causar deslizamentos e provoca um tsunami com força para chegar à costa brasileira.

Conforme o pesquisador Carlos Teixeira, do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), até o momento é muito remota a possibilidade desse cenário acontecer no Brasil.

LEIA MAIS - URGENTE: Vulcão capaz de gerar grande tsunami na Bahia entra em estado de alerta

Alerta

Existem quatro níveis de alerta, sendo alerta verde para atividades normais; amarelo atenção às comunicações oficiais; laranja início da evacuação preventiva e vermelho para evacuação imediata e urgente.

No site do Governo Federal brasileiro há a informação de que é rara a possibilidade de tsunamis na costa brasileira. Segundo a publicação, seria necessário abalos sísmicos em uma quantidade a promover um acúmulo de massa suficiente para gerar um tsunami, o que poderia levar mais de uma década.

Bianca Viana

Mais de Mundo