Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:17

Whatsapp, Instagram e Facebook caíram? Internautas relatam instabilidade nos aplicativos

Problema que começou por volta das 12h40 desta segunda-feira, está provocando falhas em outros aplicativos como bancos, alguns aplicativos do google e streamings. 

 Com Informações: UOL/ THE NEW YORK TIMES

Não é só com você —nem é culpa do seu roteador ou da sua conexão. Os aplicativos do WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar globalmente desde por volta de meio-dia (de Brasília), sem previsão de retorno.

Ninguém consegue enviar mensagens no WhatsApp ou carregar novos posts no Instagram e Facebook. Por meio de sua conta oficial no Twitter, o Facebook —que também é dono do WhatsApp e Instagram— confirmou o problema no mundo todo, mas não deu detalhes sobre a falha.

OUTROS APLICATIVOS CAÍRAM

Em meio à pane global no WhatsApp, alguns usuários afirmaram que o Telegram, aplicativo concorrente, também registra falhas nesta segunda-feira (4). O site DownDetector, que reúne reclamações sobre o funcionamento de serviços na internet, indica que às 15h09 (horário de Brasília), o serviço contava com mais de 1.100 notificações.

Elas começaram a cair por volta das 16h e às 17h15 ainda contabilizavam 300 reclamações.  Também o TikTok registrou instabilidade na troca de mensagens durante a tarde. Segundo informações, vários outros aplicativos estão apresentando falhas, como aplicativos de banco, alguns aplicativos do google e streamings. 

CAUSAS AINDA DESCONHECIDAS

Desta vez, a causa da interrupção permaneceu obscura. Segundo o jornal The New York Times, após várias horas do incidente, os especialistas em segurança do Facebook ainda estavam tentando identificar a raiz do problema, de acordo com um memorando interno e funcionários informados sobre o assunto. 

Dois membros de sua equipe de segurança, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar publicamente, disseram ser improvável que um ataque cibernético tenha ocorrido porque um hack dificilmente afetará tantos aplicativos ao mesmo tempo. Ainda de acordo com o The New York Times, através do twitter, a pane afetou principalmente todos os sistemas e ferramentas do Facebook, fazendo com que os funcionários tivessem problemas com senhas, celulares e emails.

Sheera Frenkel, repórter do jornal norte-americano The New York Times, confirmou a situação caótica na empresa: "Acabei de falar ao telefone com alguém que trabalha para o FB que descreveu funcionários sem conseguir entrar nos prédios esta manhã para avaliar a extensão da pane porque seus crachás não funcionavam para abrir as portas".

Na página do Facebook constava, no início da tarde, uma falha de Domain Name System (DNS) - o DNS é o servidor que direciona os usuários aos destinos durante a navegação. O DNS costuma ser comparado com uma lista telefone ou um caderno de endereços da internet, levando os navegadores ao sistema do site que está sendo buscado. Uma pane semelhante de DNS afetou a empresa de armazenamento na nuvem Akamai em julho, afetando múltiplos serviços.

O DNS tem um protocolo que relaciona o endereço "nominal" de um site ou aplicativo com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet. Funciona assim: quando você digita, por exemplo, www.campomaioremfoco.com.br, servidores DNS entram em operação e "traduzem" o endereço que você digitou para o IP 200.221.2.45  e permitem o acesso. Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance. Até mesmo os funcionários da empresa ficam sem acesso às ferramentas internas.

Outras falhas semelhantes aconteceram neste ano em outros produtos. E uma das vezes, a pane foi causada por um único cliente de um serviço muito usado que mudou suas configurações, dando início a um problema de software que afetou um grande número de páginas. É raro que esse tipo de problema afete gigantes da tecnologia como o Facebook e permaneça sem solução por muito tempo.

Não pode ter sido um ataque hacker?

Pouco provável. Os servidores do Facebook são muito bem protegidos e, até agora, nenhum grupo hacker assumiu um ataque ou mostrou provas de algo parecido. A equipe trabalha em reinicialização manual.

Quando eles vão voltar ao normal?

Ninguém sabe ainda, mas o Facebook diz que está trabalhando para trazer o sistema de volta o mais rápido possível. Faz algumas horas que a empresa responde isso. Tem algum jeito de contornar? Por enquanto, não. Quando uma plataforma gigante como o Facebook sai do ar, não adianta mudar o DNS no seu computador. A falha provavelmente está relacionada à configuração da empresa (provedor) e não do usuário comum (cliente). 

O QUE ACONTECEU?

Internautas relataram no Twitter, por volta das 12h40 desta segunda-feira (4), que o aplicativo de mensagens WhatsApp e o Instagram estavam fora do ar. O problema afetou tanto usuários Android quanto iOS.

Ainda não se sabe quais seriam as causas da instablididade. De acordo com a plataforma Down Detector, o número de reclamações sobre instabilidade no WhatsApp aumentou exponencialmente por volta das 12h40. 

No caso do Instagram, não está sendo possível utilizar nenhuma das ferramentas da rede social, como ver os stories, abrir os perfis e conversar através do direct. Já no WhatsApp, as mensagens não estão sendo enviadas ou recebidas.

De acordo com o Down Detector, o problema também afeta o Facebook. Lembrando que essas três redes sociais fazem parte do mesmo conglomerado, o que aponta um possível problema no servidor.

Ao g1, o Facebook informou que está investigando o motivo dessa instabilidade. No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível".

E o Instagram tuitou: "O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso".

Em sua conta internacional no Twitter, o WhatsApp emitiu comunicado parecido. À tarde, o executivo-chefe da área de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, tuitou: "sinceras desculpas a todos os impactados neste momento por panes nos serviços providos pelo Facebook. Estamos passando por problemas de rede, e nossas equipes estão trabalhando o mais rápido possível para fazer o 'debug' e a restauração o mais rápido possível".

A instabilidade também rendeu memes e reações no Twitter.

Bianca Viana

Mais de Mundo