Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:07

Autor de impeachment de Dilma apresenta pedido contra Bolsonaro

Advogado Miguel Reale Júnior baseia pedido em relatório da CPI da Covid-19, que apontou crimes cometidos pelo presidente na pandemia

 

O advogado Miguel Reale Júnior, autor do pedido que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), apresentou nesta quarta-feira (8/12) petição de impedimento do presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento tem como base relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que funcionou no Senado entre abril e outubro de 2021 e apontou crimes do mandatário da República pela atuação na pandemia.

“É um conjunto [de provas] a mostrar que não houve uma imprudência, não houve uma negligência, o que houve foi um caso pensado no sentido de não seguir o que a ciência determinava o que a caridade determinava. Mas, sim, o objetivo único de culpar os demais órgãos da administração, governadores e prefeitos pelas pelos prejuízos eventuais da economia sem perceber como aconteceu em tantas outras economias do mundo que venceram a pandemia”, disse Reale Júnior.

“É a demonstração de que existe uma consciência jurídica que se rebela contra aquilo que ocorreu e a forma de nos rebelarmos efetivamente é concretizar um pedido porque o presidente não merece conduzir a nação, não merece conduzir o país porque ele descumpriu com o principal dever do presidente que é enfrentar o perigo para salvar vidas. Pelo contrário, ele incentivou o perigo. Se fez sócio do vírus”, acrescentou.

O pedido, protocolado na Câmara dos Deputados, considera que, “por ação e omissão dolosas”, o chefe do Executivo Federal “deu causa à proliferação dos males que levaram milhares de brasileiros à morte e a perigo de morte em vista de terem contraído o vírus Covid-19”.

O jurista estava acompanhado do Alexandre Wunderlich e da cúpula da CPI da Covid-19 – senadores Omar Aziz (PSD-AM), que foi o presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice, e Renan Calheiros (MDB-AL), relator. Não houve reunião com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), responsável por analisar o pedido.

Segundo o documento, a pandemia “não teria sido dessa grandeza não fosse a arquitetada política e o comportamento adotados pelo presidente da República”.

FONTE: METRÓPOLE

Bianca Viana

Mais de Brasil