Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:14

Família denuncia morte de três cachorros por suspeita de envenenamento em Campo Maior (PI)

A pena para o crime de maus-tratos é prevista no artigo 32 da Lei 9.605/98 e varia de 3 meses a 1 ano de prisão e multa no valor entre R$ 500 e R$ 3 mil, por cada animal.

 

Uma família de aposentados residente na localidade Auto do Meio, a poucos quilômetros da sede no município de Campo Maior (PI) procurou a Redação do Campo Maior Em Foco na tarde desta sexta-feira (18), para denunciar a morte de 3 dos 5 cães de estimação em circunstâncias suspeitas de assassinato.

As mortes ocorreram em 24 de dezembro, 11 de janeiro e na data de hoje, 18 de janeiro. As características das duas últimas mortes, segundo a família, são muito parecidas com envenenamento.

O aposentado José Raimundo Alves Ibiapina, que mora na Rua Pedro Teixeira Torres, próximo ao Parque Raiane, Alto do Meio, com a esposa e um neto, conta que a família sempre foi apegada aos animais. Ele chegou a ter em casa 5 cães e mais de 10 gatos.

Todos criados com carinho e muito cuidado. Mas nos últimos tempos começaram a perceber que seus gatos morriam com frequência, enquanto outros apareciam em casa machucados e até aleijados. A situação se agravou com a morte de um de seus cães na véspera de Natal.

No dia 11 de janeiro o segundo cão morreu de forma misteriosa despertando na família a suspeita de que os animais estariam sendo vítimas da crueldade humana e estariam sendo envenenados. A família procurou a polícia, mas sem provas, nada pôde ser feito.  

Já nesta terça-feira, 18, o terceiro cão foi encontrado já espumando e sofrendo convulsões. "Foi muito triste. Nem aguentei ver", disse seu José Raimundo.

A família confiou os 2 cães restantes a uma pessoa que tem o hábito de acolher animais em situação de abandono, para que não tenham o mesmo destino que os outros. "A gente cria com todo carinho pra vir outras pessoas e fazer uma maldade dessas", completou.

Seu José Raimundo tem suspeitas de quem esteja cometendo essas crueldades, mas não tem como provar. Ele espera que a justiça seja feita e que os culpados sejam responsabilizados, para que casos assim não voltem a acontecer.

Envenenar animais é crime previsto

Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98 | Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Quem incorrer nesse tipo de crime pode pegar de 2 a 5 anos de prisão.

Walton Carvalho

Mais de Cidades