Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:35

Regina Sousa assume o governo e garante continuidade de Wellington Dias

O atual governador Wellington Dias (PT) deixa o cargo após dois mandatos consecutivos e deve concorrer ao Senado nas eleições de 2022.

 Vice-governadora do Piauí Regina Sousa assume governo — Foto: Reprodução

Maria Regina Sousa, 71 anos, assume nesta quinta-feira (31) o governo do Piauí e se torna a primeira mulher a assumir o cargo efetivamente. Formada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e francesa, pela Universidade Federal do Piauí, exerceu também a carreira bancária. O atual governador Wellington Dias (PT) deixa o cargo após dois mandatos consecutivos e deve concorrer ao Senado nas eleições de 2022.

Com a posse, Regina se tornará uma das três mulheres a governar um estado do país neste ano. Na história do Brasil, apenas nove mulheres foram eleitas para o comando do executivo estadual em seus estados. 

Nascida em União, a governadora do Piauí é filha de um trabalhador rural, Raimundo Sousa Miranda, e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda, da cidade de União, a 52 km de Teresina. Tem 13 irmãos. Aos 10 anos, ajudava os pais plantando e colhendo feijão, milho e fava. 

Foi quebradeira de coco e, devido à vivência da família, buscou através da atividade sindical atuar nas questões de direitos dos trabalhadores rurais, meio ambiente e direitos humanos.

Tornou-se professora em 1971, aos 21 anos, atuando primeiro no ensino fundamental, depois no ensino médio e na Universidade. 

Como bancária, iniciou a carreira em 1983, quando passou a atuar mais ativamente nas questões sindicais, época em que conheceu e passou a atuar ao lado de Wellington Dias, também bancário de carreira. 

Sempre ao lado de Wellington, tornou-se presidente do PT, o qual presidiu por seis mandatos alternados, e coordenou campanhas eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Wellington Dias. 

Foi ainda secretária de administração exercendo o cargo nos dois primeiros mandatos de Wellington, entre 2003 e 2010. 

Solenidade de posse

A sessão solene de posse foi marcada para iniciar às 9h30 desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. E depois a Cerimônia de Transmissão de cargo no Palácio de Karnak, sede do governo estadual. 

Expectativas

“Eu me sinto feliz. Será um desafio e tanto, não apenas por ser mulher. Para qualquer um, seja homem ou mulher, assumir um Estado, uma cidade, um país, cuidar da vida do povo, é muita responsabilidade. Estou preparada, pensando em coisas que eu possa desenvolver e que tenham a ver com meu jeito, com minhas metas, com minhas causas”, disse Regina.

Fonte: G1 Piauí

Walton Carvalho

Mais de Política