Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:17

Censo 2022: IBGE abre processo seletivo para 28 vagas de recenseador no Piauí

As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (9) e seguem abertas até a próxima quarta-feira (15).

 IBGE abre vagas para recenseadores para Censo 2022 — Foto: IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um novo processo seletivo com 28 vagas para o cargo de recenseador no Piauí. Os profissionais contratados atuarão no Censo Demográfico 2022, com a realização de entrevistas nos domicílios.

As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (9) e seguem abertas até a próxima quarta-feira (15). O candidato deve se inscrever no site do instituto. Das 28 vagas, três são para ampla concorrência, 8 para pessoas com deficiência e 17 para pessoas pretas e pardas.

Não há pagamento de taxa e nem haverá realização de provas. A seleção será feita, exclusivamente, por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter ensino fundamental completo.

Os aprovados serão distribuídos em 17 municípios piauienses. São eles: Alvorada do Gurguéia, Baixa Grande do Ribeiro, Cajueiro da Praia, Colônia do Gurguéia, Flores do Piauí, Guadalupe, Jerumenha, Luís Correia, Morro Cabeça no Tempo, Nazária, Pajeú do Piauí, Queimada Nova, Ribeiro Gonçalves, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Leal, Socorro do Piauí e Teresina. Ficarão na capital piauiense 12 recenseadores e no interior 16.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 30 de junho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online até dia 15 de junho na página do concurso ou no link www.ibge.gov.br/pss-complementar.

Censo Demográfico 2022

Cerca de 900 mil domicílios piauienses serão visitados pelos recenseadores a partir do dia 1º de agosto. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Realizada a cada 10 anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.

Da Redação

Mais de Concursos