Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:26

Líder de organização criminosa 'Bonde dos 40' é preso em sítio no Piauí

 José Moura é acusado de ser um dos líderes da organização criminosa - Foto: Divulgação/Polícia Civil do Piauí

A Polícia Civil do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), deflagrou nesta quinta-feira (11), a Operação Deserto, que resultou na prisão de um dos líderes da organização criminosa denominada “Bonde dos 40”, identificado como José Moura de Camelo Neto, vulgo “Neto Camelo”. 

A ação policial ocorreu nas primeiras horas da manhã de hoje em um sítio entre as cidades de União e Miguel Alves, a 117 km de Teresina, na região Norte do Piauí.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, essa é uma prisão considerada importante pela polícia, devido o faccionado ser considerado um dos cabeças da organização criminosa. 

"Esse é um indivíduo bastante conhecido no meio policial. Há muitos anos ele pratica crimes violentos, com histórico criminal vasto no Piauí e também no Maranhão. Esse indivíduo está hoje na liderança da facção Bonde dos 40 no Piauí e se encontrava foragido do sistema prisional do Maranhão, tanto que foi encontrado em posse de três armas de fogo, mostrando o grau de periculosidade que ele tem e a liderança que possui com os demais faccionados. O caminho a partir de agora é jogar duro contra essas facções, prendendo tanto os líderes como os que compõem essas facções criminosas", declarou.

Polcia encontrou armas, munies e droga em stio onde o acusado foi preso - Foto: Matheus Oliveira/Meio NortePolícia encontrou armas, munições e droga em sítio onde o acusado foi preso - Foto: Matheus Oliveira/Meio Norte

De acordo com o delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, o preso é um dos criminosos mais procurados pelas policiais do Piauí e Maranhão e ocupa uma posição de alto escalão na facção.

"Desde dezembro ele estava foragido do sistema prisional do Maranhão, ele é líder de uma facção criminosa e desde então várias unidades de polícia vinha investigando o paradeiro dele e conseguimos nos últimos dias a informação que ele estava morando na zona rural de Miguel Alves, que era usado como ponto de apoio para encontros com outros criminosos e conseguimos um mandado de busca e apreensão junto a comarca de Miguel Rosa e hoje conseguimos fazer um cerco e efetuamos a prisão", disse.

Ainda conforme o delegado, na casa principal onde o suspeito foi preso, foram encontradas três armas, munição, droga e apreendida uma caminhonete S-10. "Ele é envolvido com o crime de roubo, tráfico de drogas e comando de homicídios", acrescentou.

O preso é apontado como liderança da organização criminosa com atuação nos dois estados e possui um longo histórico criminal.  Ele já tem várias passagens pela Polícia pelo crime de tráfico de drogas e participação em outros crimes como homicídio e assaltos.

Operao contou com equipes do Greco, Bope e Core - Foto: Matheus Oliveira/Meio NorteOperação contou com equipes do Greco, Bope e Core - Foto: Matheus Oliveira/Meio Norte

O capitão do Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (Bope), Francílio Alves, revelou que foi montado um esquema especial para realizar a prisão do acusado. 

"Em posse das informações repassadas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública e do greco, nós fizemos um planejamento para essa incursão já que nós tínhamos a localização do sítio, que era cercado e uma área de mata, e também devido a periculosidade do indivíduo que ia ser abordado, nós tivemos o cuidado de impulsionar pela retaguarda do sítio, fazer todo o cerco e na edificação principal, foi feito o adentramento e tivemos o sucesso na prisão que estava com duas pistolas, inclusive ao alcance da sua mão quando ele foi rendido pela PM, em ação conjunta com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core)", informou.

Caminhonete modelo S10 foi apreendida em posse do suspeito em stio na zona rural de Miguel Alves - Foto: Matheus OliveiraCaminhonete modelo S10 foi apreendida em posse do suspeito em sítio na zona rural de Miguel Alves - Foto: Matheus Oliveira

Material apreendido em posse do suspeito - Foto: Matheus OliveiraMaterial apreendido em posse do suspeito - Foto: Matheus Oliveira

Da Redação

Mais de Polícia