Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:40

Campo Maior está entre as maiores produtoras de mel no Piauí

 Divulgação Fundação Banco do Brasil

A cidade de Campo Maior está entre as maiores produtoras de mel orgânico do Piauí, de acordo com dados divulgados pelo governo do Estado e pelo Ministério da Economia. 

No norte do Estado Campo Maior se destaca Juntamente com cidades como Piracuruca, Batalha, Esperantina, Joaquim Pires e Cocal. Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Picos e Paulistana, no semi-árido, também são referência quando o assunto é produção de mel. 

Estas cidades ajudaram o Estado a se manter pelo 4° ano consecutivo na liderança das exportações de mel entre os outros Estados brasileiro, ficando na frente do Paraná, Minas Gerais Santa Catarina e São Paulo. 

De janeiro a julho deste ano o Piauí já exportou US$ 29,3 milhões em mel, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. 

O Estado sempre se destacou nas exportações desse produto, mas desde 2019 assumiu a dianteira dos estados que mais vendem mel para o exterior. Os principais destinos do mel piauiense são Estados Unidos e países da Europa.

Segundo o superintendente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Tiago Ribeiro Patrício, o Piauí sempre foi um grande produtor de mel, mas as exportações eram feitas através de outros estados como São Paulo e Pernambuco. 

"Mas agora, devido aos esforços de um empreendedor piauiense, da cidade de Oeiras, as vendas internacionais são feiras pelo próprio estado. Dois terços do mel exportado é feito por este grupo empresarial”, comenta. 

A apicultura é uma das atividades que recebem incentivo do Governo do Estado, seja para a ampliação da produção, seja no estímulo à comercialização do produto. 

O mel do Piauí se destaca nas exportações por ser diferenciado em relação ao produzido em outras partes do mudo, segundo Francisco das Chagas Ribeiro, superintendente do Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). "O mel piauiense é polifloral, resultante da mistura de várias plantas silvestres", diz ele.

Walton Carvalho

Mais de Cidades