Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:49

Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado no Maranhão; dois suspeitos em Timon

 Fonte: G1. Foto: Istock

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nessa sexta-feira (12), o segundo caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no Maranhão.

O caso confirmado é de um homem de 38 anos, morador de São Luís. O secretário de Saúde do Estado, Tiago Fernandes, usou as suas redes sociais para informar que o paciente não tem comorbidades e tem um histórico de viagem para Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

O secretário disse ainda que, o paciente se encontra em isolamento domiciliar e seu quadro clínico é considerado estável. O secretário Tiago disse também que os Centros de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS) Estadual e municipal seguem acompanhando os casos.

Na quarta-feira (10) já havia sido confirmado confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no Maranhão: um homem de 42 anos, morador de São Luís, com comorbidades e sem histórico de viagem. O paciente está internado no Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís, de responsabilidade do Governo do Estado.

Casos suspeitos
De acordo com Tiago, o estado possui mais nove casos suspeitos da doença. Os pacientes são dos municípios de São Luís (2), Timon (2), Barão de Grajaú (1), Bela Vista do Maranhão (1), Buriticupu (1), Paraibano (1) e Tutóia (1).

Sintomas e transmissão
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Veja formas de transmissão
"Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração", explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Da Redação

Mais de Saúde