Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:16

Tour da Tocha chega a Campo Maior e anuncia jogos Rio 2016

Sob olhares atentos e alguns emocionados, o maior símbolo olímpico percorreu 5 km por ruas e avenidas da cidade anunciando os jogos Rio 2016.

 Fotos: Campo Maior Em Foco

“Minha vida é andar por este país pra ver se um dia descanso feliz”. Ao som de "A Vida de Viajante", música de Luiz Gonzaga, a tocha olímpica desembarcou na tarde desta sexta-feira em Campo Maior. Sob olhares atentos e alguns emocionados, o maior símbolo olímpico percorreu 5 km por ruas e avenidas da cidade, anunciando os jogos Rio 2016. 


A tocha chegou ontem ao Piauí. Foi saudada em Parnaíba, seguiu essa manhã para Piracuruca e Piripiri. Por volta das 13:h a movimentação já era grande entorno da chegada do símbolo. Ruas foram fechadas e o trânsito desviado. Na BR 343, onde a chama seria recebida, uma grande quantidade de pessoas aguardava o início da cerimônia. Apresentação cultural de capoeira e música ao vivo antecipou a chegada da chama. 


Às 13:40 a tocha foi acesa em solo campomaiorense. José Henrique da Silva, o “Catita” foi o primeiro condutor. “Indescritível a emoção que a gente sente. Me sinto privilegiado, agraciado com uma coisa dessa. Me senti muito importante naquele momento e acho que todo campomaiorense vestiu minha camisa e também se sentiu”, descreveu Catita sobre a emoção do momento. 

 


Ao todo foram 24 condutores. Desde personalidades que contribuíram com o esporte da cidade, alunos da rede de ensino, campeões de concurso de redação, eté pessoas escolhidas pelo comitê olímpico, através de empresas patrocinadoras. A cada 200 metros ocorria o revezamento e o trajeto seguiu assim pela BR 343, Avenida José Paulino, Rua Siqueira Campos, Rua Santo Antônio, Rua Honório Bona, Rua Capitão Manoel Oliveira, Avenida Santo Antonio, Tote Oliveira, Alameda Dirceu Arcoverde e Dr. Pedro Texeira.


A cada rua e avenida o público recebia o símbolo olímpico com saudações. Apesar do forte calor, uma grande quantidade de pessoas saíram de casa para acompanhar o desfile. Na Avenida José Paulino, centro comercial, a multidão recebeu a tocha com gritos de viva e muitos se arriscaram em chegar mais perto e fazer uma selfie com a tocha. 

 


O último condutor seguiu até o Complexo de Cultura Valdir Fortes. Francisco das Chagas Silva Junior, o “Pelé”, seguiu com o tour até o palco principal. "Uma emoção muito grande. Essa é primeira e a última vez que isso acontece comigo. Eu estou feliz”, disse. Sobre o momento que recebeu a chama, expressou emocionado: “Sei nem explicar”. 

 

O prefeito Paulo Martins enalteceu o município ao lembrar da Batalha do Jenipapo. “Quero saudar em nome do Pelé e do Catita todos os atletas que participaram do revezamento até chegar aqui nesse momento tão importante e mostrar para o mundo que em Campo Maior teve a Batalha do Jenipapo que unificou toda essa nação chamada Brasil", disse Paulo. 


Já o governador Wellington Dias lembrou da culinária do município. “É esse sol que faz de Campo Maior a terra da carne de sol. É um honra e uma alegria muito grande receber a tocha olímpica. Wellington arrancou aplausos ao incentivar torcida à judoca piauiense Sarah Menezes.


Depois de percorrer 5 km da cidade em 41 min, o grande símbolo dos jogos olímpicos se despediu do município ao som de 'Aquarela de Campo Maior' e sob aplausos. O revezamento seguiu para a cidade de Altos e logo depois para Teresina. 

 

Cobertura fotográfica 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos relacionadas

Por Otávio Neto

Mais de Cidades