
Com objetivo de reduzir os casos de suicídio no município, teve início nesta sexta (9) em Campo Maior a campanha Setembro Amarelo. Uma extensa programação que acontece durante o mês alertará a sociedade bem como instruirá profissionais de saúde a lidar com casos de suicídio.
Uma blitz de valorização da vida realizada no centro da cidade foi a primeira atividade do Setembro Amarelo e reuniu Secretaria Municipal Saúde(NASF e CAPS), Secretaria de Desenvolvimento Social e alunos técnicos em enfermagem.
“A saúde pública é o apoio do paciente. Começaremos um trabalho de prevenção, já que amanhã é o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio e o objetivo é diminuir os dados que têm crescido muito nos últimos 40 anos”, explica a psicóloga do Nasf Ana Paula Sousa.
“Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientização sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. A ação busca conscientizar a população sobre o problema”, finaliza Ana Paula.
Segundo o Ministério da Saúde, a cada 45 min acontece um suicídio no país. De cada suicídio, de seis a 10 outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo consequências difíceis de serem reparadas.
Na próxima segunda (12) a campanha realiza ação voltada aos profissionais de saúde do município. Uma palestra com o tema: Prevenção do Suicídio: uma tarefa para várias mãos será ministrada.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar