Região de Campo Maior tem 1 policial militar para cada grupo 1.832 pessoas
15º Batalhão responde por 21 cidades, incluindo duas Companhia de policiamento.
Esta semana foram divulgados números que apontam o Piauí como o segundo estado com menor número de policiais em relação ao total da população, perdendo apenas para o Maranhão. São 4.015 polícias para uma população de 3.194.718, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2014, ou seja, um PM é responsável por cerca de 796 pessoas.
O 15º Batalhão da Polícia Militar, em Campo Maior, é responsável por de 21 municípios e uma população de 284.843, segundo dados do IBGE. Isso significa na pratica que a região apresenta situação bem pior que a media estadual. O 15º Batalhão cobre diretamente 11 cidades e duas companhias: da Barras e São Miguel do Tapuio, cobrem outras dez cidades.
Segundo a Organização das Nações Unidas, é preciso ser levado em consideração as diferentes realidades sócio-culturais, econômicas, e social de cada região, mas é quase unanimidade por órgãos da própria segurança que se tenha um policial para cada grupo de 250 pessoas.
Segundo o comandante do BPM, Tenente-Coronel Rui Cordeiro, ouvido pelo Em Foco, o Quartel tem cerca de 150 policias. Ou seja, a Região dos Carnaubais tem um policial para 1.832 habitantes. Ele reconhece que o déficit é grande.
O resultado são cidades que tem apenas um policial ou nenhum. Outra norma é que eles estão ficando nas cidades apenas nos meio de semana, durante o dia. A noite, nem aos finais de semana não fica ninguém nos GPMs.
Tentamos falar com a secretaria de segurança pública, mas fomos informados que deveríamos procurar o comando geral da Polícia Militar.
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.