
O mês de outubro chegou e com ele as altas temperaturas. O mês mais quente do B-R-O-BRÓ no estado do Piauí já elevou os termómetros e promete muito calor para as próximas semanas.
Em Campo Maior, o primeiro domingo de outubro foi de forte calor e baixa umidade relativa do ar. Ao meio dia no centro da cidade os termómetros chegaram registrar 41ºC. A sensação térmica, no entanto, ultrapassou a previsão de 45ºC do Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (INPE).
A expectativa é que o forte calor continue em alta durante a semana. As previsões não são nada animadoras. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a semana será de sol aberto, poucas nuvens e baixa umidade relativa.
Nesta segunda (5) a previsão de muito sol e temperatura chegando aos 41ºC. À tarde a umidade prevista é de 27%. Já a noite ela não passa dos 53%. Na quarta (7) a temperatura deve cair para 39ºC. O CPTEC prevê pequenas chances de chuva pela tarde.
Veja a previsão completa
Reprodução CPTEC
Atenção para baixa umidade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar é considerada ideal para o ser humano varia de 40 a 70%. Em vários dias da semana Campo Maior pode registrar a marca negativa de 23% pela tarde, entre 15:00 e 16:00.
A baixa umidade pode trazer sérios riscos a saúde. No site do programa Bem Estar, da Tv Globo, a dermatologista Márcia Purceli dá dicas básicas de como proceder em casos de baixa umidade.
Marcia alerta que a ingestão de líquido é essencial. Beber água constantemente nesse caso vai repor o líquido perdido na transpiração. O banho deve ser rápido para evitar o ressecamento da pele.
No transito, a dermatologista diz que os vidros devem ficar fechado e ar condicionado ligado. Em casa, por outro lado, o ar condicionado pode ser desligado, já que deixa o ar cada vez mais seco.
À noite o ideal, diz Márcia Purceli, é que vaporizador seja usado no quarto. Na falta dele, podem-se usar toalhas molhadas ou bacias com água para evitar o ressecamento das vias aéreas durante o sono.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar