Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:23

Comemorações dos 196 anos da Batalha do Jenipapo relembra os heróis esquecidos

 

O dia foi de festa, de formalidades e homenagens aos vivos em Campo Maior, pela passagem dos 196 anos da Batalha do Jenipapo. Evento sangrento que ajudou a consolidar a independência do Brasil da coroa Portuguesa.

Apesar de ter ganhado destaque nacional nos últimos anos, com sessões solenes no Congresso Nacional e a inclusão em livros “best-seller” como o “1822” do jornalista e escritor Laurentino Gomes, a data já foi muito mais representativa na cidade e na região, com caravanas de alunos vindas de diversas cidades da região e grande público assistindo a solenidade.

Nesta quarta-feira, as comemorações iniciaram ao meio dia com missa na Catedral de Santo Antonio, seguida de Culto na Primeira Igreja Batista, mas a maior autoridade do estado, o governador Wellington Dias só compareceu à solenidade cívica no monumento Heróis do Jenipapo, com mais de duas horas de atraso. O govenador marcou para hoje uma audiência em Brasília.

Marcada para iniciar as 16hs, eram 17:02min. quando o cerimonial anunciou que o governador deixava flores no cemitério dos heróis. Em seguida houve discurso do prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, que disse ser grato aos que lutaram  para que o Brasil hoje seja liberto, mas que os campomaiorense continuam outra batalhas e citou os desafios deles como prefeito da cidade, tendo saídoa do interior, sendo filho de agricultor.

O governador Wellington Dias foi o segundo a falar e se fez um resumo da história da Batalha, dizendo que foi uma decisão importante para a História do Brasil.

Logo em seguida teve a entrega das medalhas “Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí”, por parte do governo do estado; e “Mérito Heróis do Jenipapo” entregue pela prefeitura municipal.

Ao todos, foram homenageadas 28 pessoas pelo governo do estado e 27 pelo governo municipal.

PEÇA BATALHA DO JENIPAPA RELEMBRA NOMES COMO DE MARIELE FRANCO E FRNANDA LAGES

O ponto alto do evento, já com pouquíssimas autoridades e quase nenhum dos homenageados com as medalhas, o espetáculo “Batalha do Jenipapo” de Franklin Pires, abordou a temática dos heróis esquecidos.

Já quase no final da apresentação, a peça fez homenagem a pessoas, que segundo a organização, lutaram por ideias e, assim como os heróis do jenipapo, ficaram esquecidos. O objetivo foi dar voz a essas pessoas.

Foram citados nomes como de Marielle Franco, Fernanda Lages, Chico Mendes, Yarla Lima Barbosa, Palhaço Chocolate, entre outros.

Assim que o nome era falado, também saia o som de um disparo de arma e um dos atores caiu no chão.

VEJA MAIS FOTOS NO ALBUM ABAIXO

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Cidades