Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:01

Vereador Zé Raimundo é eleito presidente da câmara de vereadores de Jatobá do PI

 Foto: Tony Sobrinho Comunicações & Divulgações

Em eleição com chapa única, o vereador José Raimundo (PT) foi eleito presidente da câmara vereadores de Jatobá do Piauí na noite dessa terça-feira (11/12). Zé Raimundo, que é aliado do prefeito Zé Carlos Bandeira (PT), contou com votos de cinco vereadores: Junior Congo, atual presidente, Branco Oliveira, Filho Almeida, Preto e Agenor Gomes. Os veadores Celso, César Félix e Gilberto Lima não comparecem a sessão.

MUDANÇA DE POSICIONAMENTO DO VEREADOR CELSO DECIDIU ELEIÇÃO

O vereador Junior Congo afirmou ao Em Foco, no dia 03 de dezembro, que a oposição havia fechado uma chapa com o vereador Celso como presidente. A reunião, segundo Junior, e confirmada pelos vereadores Gilberto e Cesar, aconteceu na casa do vereador Celso.

“Foi formalizada uma chapa com a oposição. Não foi baixado documento, mas foi dada a palavra. Foi articulada na casa do vereador Celso, onde ele se colocou como presidente e todos aceitaram. Sendo que mais tarde apareceu uma hillux na casa ele e, do nada, decidiu abdicar da chapa e não ser candidato a nada e nem votar foi. Soubemos atrás de imprensa” disse Junior.

Registro de reunião na casa do veredor Celso (ao centro)

A versão de Júnior é confirmada pelos vereadores Cesar Félix e Gilberto Lima e áudios conseguidos pelo Em Foco mostram pessoas ligadas ao vereado Celso afirmando que o prefeito Zé Carlos “havia acabado de sair da casa do vereador”, mas ele teria negado apoio. Junior disse que ele e os colegas ficaram como mentirosos ao afirmar que tinham fechado uma chapa e o colega dizer, em seguida, que não tinha.

SOBRE ELEIÇÃO E VOTAÇÃO

O vereador Junior Congo disse que baixou o edital convocando a eleição e que não poderia concorrer a reeleição. Como apenas uma chapa foi registrada, ele e o Branco acabaram votando no vereador Zé Raimundo. “Não tenho nada contra ele e como era o único candidato, votei nele” disse Junior.

Vereador Zé Raimundo será presidente da câmara no biênio 2019/2020. Foto: Tony Sobrinho Comunicações & Divulgações

A composição da mesa diretora ficou com Zé Raimundo Presidente; Filho Almeida como vice-presidente, e o vereador Preto como Secretário. Zé Raimundo está no terceiro mandato e é a primeira vez que ocupa cargo na casa legislativa. Ele foi o parlamentar mais votado na eleição de 2016. Celso não foi à sessão, segundo Junior, para passar a imagem de independência junto ao prefeito Zé Carlos Bandeira. “Vamos acompanhar as nomeações da câmara. Aí saberemos quem apoiou quem” concluiu Junior.

SOBRE O PRESIDENTE

Zé Raimundo iniciou sua trajetória política aliado ao então prefeito João Félix, mas desde que o, então, vereador Macedo Bandeira, que viria a ser prefeito, rompeu com Joãozinho Félix em meados de 2002, Zé Raimundo acompanhou o Macedo e se manteve alinhado ao grupo. Em 2012 foi cotado para vice do então pré-candidato Dalberto Rocha [que se elegeu], mas as negociações não se concretizaram.

CELSO DISSE QUE ZÉ RAIMUNDO CUMPRIRIA ACORDO NA CÂMARA

O vereador Celso disse [áudio na redação] que não iria para a eleição porque temia que o vereador Branco não cumprisse o acordo e na ‘hora H’ votaria no candidato do Zé Carlos. Celso disse que o vereador Zé Raimundo era quem cumpriria acordo na câmara. O acordo a que Celso se referiu é a nomeação de um assessor a que tem direito os vereadores aliados do presidente e do prefeito.