Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:52

Moradora da zona rural de Cocal de Telha confirma positivo para o Covid-19

 

A prefeitura de Cocal de Telha anunciou na nessa sexta-feira (08/05), que o município teve o primeiro caso positivo de paciente com a Covid-19. É uma mulher, idosa, moradora da Localidade Lagoa Alegre, na zona rural do município. Ela está em isolamento domiciliar e sem sintomas graves.

Segundo o secretário municipal de saúde, Wender Anísio, foi o esposo da mulher quem procurou atendimento medico sentindo sintomas semelhantes aos da Covid. O homem relatou que estavam com apenas três dias e o médico resolveu fazer o teste rápido na esposa que relatou já ter sentido sintomas há 14 dias.

“Foi até uma surpresa para a equipe. Provavelmente a espoa seria uma paciente assintomática, por que o esposo era quem se queixava mais. Como o teste rápido tem uma eficácia a partir do sétimo dia de sintomas, foi feito na esposa e não nele. E deu positivo. Como é um casal, provavelmente o teste dele venha a ser positivo também. O teste será feito nos próximos dias” disse Wender.

Uma equipe da secretaria está na localidade neste sábado, fazendo todo o lavamento do histórico do casal para saber se foi uma contaminação comunitária ou se eles tiveram contato com alguém de fora da Comunidade. E também se outras pessoas da Comunidade possam ter contraído o vírus.

NOVOS MUNICIPIOS REGISTRAM PRIMEIRO CASO

Além de Cocal de Telha, o boletim epidemiológico do novo coronavírus, divulgado nessa sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – Sesapi, informa que os municípios de Fronteiras, Ipiranga, Redenção do Gurguéia e São João da Fronteira também registraram os primeiros casos da doença, chegando agora a 87 municípios do Piauí.

CINCO MUNICIPIOS DA REGIÃO DE CAMPO MAIOR

Dos 16 municípios que compõem o Território dos Carnaubais, Cocal de Telha é o 5º a registrar caso positivo da doença. Campo Maior (19 casos), Castelo do Piauí (4 casos), Boa Hora (1 caso) e Sigefredo Pacheco (1 caso)  também já tiveram casos confirmados. No caso de Castelo do Piauí, foram quatros casos confirmados até o dia 7 de maio, último boletim divulgado, e, segundo a secretaria de saúde do município, três pacientes já se recuperaram.

Outro município da região com caso positivo é Coivaras. O município pertence ao Território “Entre Os Rios”, mas faz limite com Campo Maior.