Neste domingo (11), o candidato a prefeito do município de Campo Maior, João Félix (MDB), realizou uma carreata de inauguração do comitê para as eleições 2020. O percurso iniciou no Bairro Santa Rita, percorreu alguns bairros da cidade e finalizou na Avenida Santo Antônio. O evento político contou com 173 carros e cerca de 150 motos. O evento contou com a presença do Senador Ciro Nogueira e o Deputado Federal Marcos Sampaio que participaram da manifestação política.
AGUARDANDO A JUSTIÇA
João Félix registrou candidatura e aguarda julgamento por parte da justiça eleitoral. O mesmo teve as contas de governo reprovadas pela Câmara de vereadores esse ano e estaria incluído na Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público Eleitoral, através do Promotor Maurício Gomes, já entrou com o pedido de impugnação da candidatura de João Félix,
ENTENDA O CASO
O ex-prefeito de Campo Maior, João Félix, foi condenado pelo juiz Leandro Emídio Lima e Silva Ferreira, da 2ª Vara da Comarca da cidade, em ação civil de improbidade administrativa. Na quinta-feira (10), o aviso de intimação sobre a decisão foi publicado no Diário Oficial de Justiça. De acordo com a denúncia, no último ano do seu mandato João Félix celebrou vários contratos com prestadores de serviços, resultando dívidas que totalizam R$180.788,10 (cento e oitenta mil setecentos e oitenta reais de dez centavos).
Esses contratos foram realizados de maneira irregular, pois não seguiram as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), assim, prejudicou a programação financeira da gestão seguinte, de Paulo Martins. Em sua defesa, João Félix disse que não praticou ato de improbidade pois apenas “cumpriu obrigações com prestadores de serviço do município”, que havia previsão orçamentária para os pagamentos e que não houve prejuízo ao erário ou má fé.
O juiz ressaltou que “a Lei de Responsabilidade Fiscal é clara ao normatizar que é vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele”. Assim, condenou o ex-prefeito João Felix de Andrade Filho à suspensão dos seus direitos políticos por cinco anos, o pagamento de multa civil no valor de 20 vezes a remuneração na época recebida; e a proibição de contratar com o Poder Público direta ou indiretamente pelo prazo de três anos.
NOTÍCIAS RELACIONADAS -
ELEIÇÕES 2020: João Félix é condenado pela Justiça por cometer crime eleitoral em Campo Maior
João Félix é condenado por improbidade e tem direitos políticos cassados por 05 anos
MILIONÁRIO: João Félix é o candidato mais rico na eleição 2020 em Campo Maior
OUTRAS CARREATAS
O candidato à reeleição do PT, professor Ribinha, marcou a carreata para esta terça-feira (13) a partir das 18hrs, coma concentração no bairro Santa Rita. Os demais candidatos não divulgaram a agenda.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.