Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:46

Prefeito de Sigefredo Pacheco sanciona decreto de recolhimento e apreensão de animais em vias públicas

Com isso, tal decreto proíbe a permanência no perímetro urbano de animais de grande porte soltos ou abandonados nas vias públicas e logradouros públicos. 

 

Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito de Sigefredo Pacheco, Murilo Bandeira assinou o Decreto Executivo nº 004/2021, o qual dispõe sobre o recolhimento, apreensão e controle de animais nas vias públicas e logradouros públicos do município.

De acordo com o decreto foram considerados fatores que levaram a sua criação como o crescente número de animais soltos ou abandonados nas vias públicas e logradouros públicos do município, bem como os inúmeros transtornos causados por estes.

O documento também levou em consideração que a permanência desses animais soltos ou abandonados nas vias públicas contraria a legislação municipal, além de dificultar a circulação e o tráfego de veículos, colocando em risco os pedestres.

Com isso, tal decreto proíbe a permanência no perímetro urbano de animais de grande porte soltos ou abandonados nas vias públicas e logradouros públicos. 

 Condições para o recolhimento

Serão apreendidos animais considerados soltos ou abandonados dentro do perímetro urbano, ou seja, aqueles desacompanhados dos seus proprietários e/ou responsáveis. Além de animais suspeitos de zoonose, ou cuja criação ou uso sejam vedados pela legislação em vigor, e também aqueles prováveis causadores de acidentes e outros transtornos, especialmente cavalos e gado bovino.

Excetua-se a proibição do trânsito de animais em vias públicas, no período das 22:00 às 07:00 hrs, desde que estejam acompanhados de vaqueiros providos da necessária condição pessoal, de sinalização e outros equipamentos.  Qualquer dano ocorrido durante o trânsito desses animais será de responsabilidade do proprietário, inclusive em matéria penal.

De acordo com o decreto, o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente estão autorizados a proceder, direta ou indiretamente o recolhimento e apreensão dos animais soltos ou abandonados no perímetro urbano do município, bem como identificar e fiscalizar os seus proprietários e/ou responsáveis.

 Reavendo o animal ou confisco

Para a retirada do animal o proprietário e/ou responsável deverá apresentar requerimento de liberação acompanhado de cópia do documento de identidade ou carteira nacional de habilitação (CNH), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e comprovante de residência, comprovar o recolhimento das taxas, diárias e multas, além de assinar o termo de restituição e guarda do animal da condição de proprietário, assinado por 02 (duas) testemunhas.

A Prefeitura Municipal de Sigefredo Pacheco não se responsabilizará por indenizações nos casos de danos ou óbito do animal apreendido. Quanto as taxas, na primeira apreensão, a liberação fica condicionada ao pagamento de multa no valor de R$ 20,00 (vinte reais), mais taxa de Manutenção diária no valor de R$ 10,00 (dez reais). Se o animal for apreendido pela segunda vez, o pagamento da multa será dobrada. Na terceira infração, a apreensão terá efeito de confisco e o animal será leiloado em hasta pública, independente de requerimento do proprietário e de decurso de prazo.

Em caso de óbito do animal, a Prefeitura Municipal de Sigefredo Pacheco indicara um Médico Veterinario, que será responsável pela lavratura de um lauda. Após a restituição do animal, as despesas com o transporte ocorrerão por conta do proprietario, que se responsabilizará pela guarda daquele.

CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA:

Pode ser uma imagem de texto que diz Pode ser uma imagem de texto que diz Pode ser uma imagem de texto que diz Pode ser uma imagem de texto

Pode ser uma imagem de textoPode ser uma imagem de texto que diz