Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:04

Brigadistas e bombeiros civis aprendem técnicas de combate a incêndio em Piripiri

 

Terminou nesta quinta (29/07), o curso de prevenção e combate a incêndios em Piripiri voltado para brigadistas e bombeiros civis realizado pela Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD). O treinamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) teve início na quarta (28/07), aconteceu no auditório Osíris Neves de Melo Filho, na Praça de Eventos. 

De acordo com o técnico do SENAR, Allan Johnny Torres Pinheiro, o curso é um curso de grande importância para toda região Nordeste, principalmente, agora, nesse período de seca, quando a prática de queimadas é uma coisa corriqueira.  “Quando a gente perde esse controle a gente tem um grande prejuízo ambiental que pode ser um prejuízo econômico e um prejuízo contra a vida das pessoas”, explica o técnico do SENAR.

O curso ensinou também os participantes a construírem um abafador laminado, um equipamento barato que auxilia o trabalho dos brigadistas de incêndio. “Independente do lugar que a gente esteja é possível confeccionar esse equipamento no município, baixando o custo em torno em cerca de 80%”, garante o instrutor.   

O bombeiro civil Mauro Henrique da Silva Araújo disse que o curso é importante porque há muitos incêndios provocados por pessoas em Piripiri. “Com esse curso, os bombeiros civis de Piripiri vão estar mais capacitados quanto ao combate de princípios de incêndio”, lembra.

“Está de parabéns a SEMAD porque está chamando a brigada de incêndio e os bombeiros civis para capacitar teoricamente e também na prática para fazer esse trabalho”, explica o brigadista João Bartolomeu de Carvalho Filho.

Novo curso

Neste fim se semana, sexta e sábado (dias 30 e 31/07) acontece um novo curso voltado para brigadistas de incêndio. A parceria é da Prefeitura de Piripiri, SEMAD, Sindicato Rural de Piripiri, CNA, SENAR e FAEPI.