Curta a nossa página
 
25/11 17h36 2021 Você está aqui: Home / Altos e Região Altos e Região Imprimir postagem

Altos e Região

Altos e Região

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Altos e Região - com Altos e Região

Em Foco descobre o segredo da 'árvore que chora' em Altos (PI)

Em pleno BRO-BRÓ, uma árvore chama atenção por 'chorar', deixando o local com poças de água no povoado Zundão, zona rural do município.

Há mais de duas semanas um mistério vem intrigando os moradores do povoado Zundão, Zona Rural de Altos (PI). Em pleno BRO-BRÓ, uma árvore chama atenção por 'chorar', deixando o local com poças de água. A quantidade de liquido liberada, chega a assustar por ter a semelhança de um chão pós chuva forte.

Após notar o fenômeno, moradores comeraçam a registrar através de imagens e vídeos o local, onde atraiu vários curiosos após repercussão. Em um vídeo feito por populares, mostra a árvore com uma espécie de geada em volta dos caules semelhantes a gelo sendo derretido. Vale lembrar que o local está com um bom tempo que não chove.

Em pesquisa sobre possíveis explicações, o EmFoco localizou um fenômeno semelhante explicado pela bióloga Marisa Yamashiro, ao Jornal Mais Notícia, onde um dos galhos de uma árvore na cidade de Ribeirão Pires em São Paulo, aparentava ter uma substância que lembrava gelo.

"O “gelo” na verdade é uma espuma que serve de casulo para insetos. Os insetos alados, ou seja, aqueles que possuem asas como, por exemplo, cigarras depositam seus ovos no galho, esse é envolvido por uma espuma branca que serve de proteção. No interior dessa espuma crescem as ninfas que sugam a seiva e excretam grande quantidade de liquido que escorre do local pingando assim no solo. Esse acontecimento é conhecido como “choro da árvore” que, nada mais é que parte da cadeia alimentar dos seres vivos. O fenômeno pode ocorrer em diversas partes de uma planta, seja em jardins, vasos ou variadas e grandes culturas. Os insetos são classificados como mastigadores ou sugadores e, de acordo com seu aparelho bucal ataca uma determinada parte do vegetal. Os principais responsáveis pelo ‘choro da árvore’ são os ácaros, besouros, cigarrinhas, cupins, formigas, gafanhotos, grilos, paquinhas, lagartas, percevejos, pulgões e tripés", disse a biológa em reportagem ao portal local.

Mesmo a biologia explicando o fato intrigante, não se pode deixar de pensar que se trata de um milagre, para aqueles que acreditam ser um sinal divino. Como o caso de uma lenda que circula na região, que nos anos 70 a região de Altos enfrentou um terrível periodo de seca, e uma árvore deste mesmo porte começou a chorar.

FONTE: PORTAL CAMPO MAIOR EM FOCO/JORNAL MAIS NOTÍCIAS


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados