Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:53

Programa Piauí Riquezas visita jovens talentos musicais em São Miguel do Tapuio (PI)

Piauí de Riquezas deste sábado (19) contou o pouco da história da cidade e mostrou alguns dos diversos talentos da região.

 Ensaio da Banda Municipal 25 e Março, em São Miguel do Tapuio — Foto: Reprodução /TV Clube

A música está bastante presente na vida de quem reside em São Miguel do Tapuio, a 226 km de Teresina. O município possui diversos artistas, de todas as idades e estilos musicais. Por isso, o Piauí de Riquezas deste sábado (19) foi até a cidade para conhecer um pouco da história de São Miguel e alguns dos diversos talentos da região.

A cidade foi denominada como São Miguel do Tapuio devido à junção do nome São Miguel Arcanjo, santo da Igreja Católica, e Tapuio, termo utilizado para referenciar uma etnia indígena que habitava a região.

O professor de História, Francisco Lima, contou que uma mulher identificada apenas como Rozaura levou para o município uma imagem francesa do santo São Miguel Arcanjo. Ela também doou um terreno para ser construído nele a primeira Igreja Católica da região.

“Essa medida tomada por dona Rozaura vai propiciar um terceiro momento importante na história de São Miguel do Tapuio. Ele vai se concretizar no ano de 1938, quando é assinado o decreto no dia 25 de março, transformando essa vila em município”, relatou.

 

Municpio de So Miguel do Tapuio, no Piau  Foto: Reproduo /TV Clube

Município de São Miguel do Tapuio, no Piauí — Foto: Reprodução /TV Clube

São Miguel do Tapuio possui uma peculiaridade: uma cratera. A circunferência formada no interior do município tem origem vulcânica, cujas erupções foram desativadas a milhares de anos.

"Até o momento, os estudos indicam que essa cratera surgiu a 200 milhões de anos atrás. Se isso for comprovado, essa cratera pode estar entre as maiores do Brasil. O estudo foi realizado pela Embrapa e por pesquisadores do Ceará em parceria com os Estados Unidos", comentou o professor Francisco Lima.

O município, além de ser movido pela agricultura, é também pela música. Em São Miguel do Tapuio há uma banda denominada 25 de Março, formada por 35 crianças e adolescentes.

"Antigamente, essa banda levava o nome de Cidadão Afinado, que era um projeto para tirar as crianças e adolescentes da ociosidade. Hoje, ela abrange uma faixa etária até maior", disse o historiador Paiva Júnior.

"Esse projeto visa a crianças e adolescentes para não entrar nesse mundo das drogas. Tem muitas crianças e adolescentes competentes e com muito talento", explicou o professor da banda Alan Dilson.

Outro artista de destaque no município é o pequeno baterista Vitor Gabriel, de 10 anos, que ficou conhecido na internet após o seu primo, José Vitor, publicar vídeos da criança tocando em uma bateria improvisada.

“Aqui tem lata de leite, garrafa pet, borracha, baldes, tijolos e peças de bicicleta. Eu fiz com a ajuda do meu primo e aprendi a tocar sozinho. Eu ouvia a música, comecei a bater e aprendi”, contou Vitor Gabriel à TV Clube.

 

Bateria improvisada do menino Vitor Gabriel  Foto: Reproduo /TV Clube

Bateria improvisada do menino Vitor Gabriel — Foto: Reprodução /TV Clube

Ele começou a tocar o 'instrumento' aos 9 anos de idade, em homenagem a um primo que também era baterista e que morreu em um acidente de moto. As imagens do garoto tocando na bateria improvisada sensibilizaram o humorista Whindersson Nunes, que deu de presente ao menino um instrumento profissional.

“Eu só tenho a agradecer a ele porque não é todo mundo que tem uma bateria dessa não. Eu estou muito feliz com o que ele me deu, com o que ele fez. Eu quero ser um baterista profissional, eu me inspiro no meu primo que era baterista”, comentou.

Vitor Gabriel toca com o pai, que é sanfoneiro, e o primo tecladista. “Eu tinha conhecimento que ele tinha o dom da música, porque a história dele é muito parecida com a minha. Quando eu fui tocar sanfona, meus pais não tinham condições de comprar um instrumento para mim. Demorei muito a começar, com 13 anos, após trocar uma bicicleta por uma sanfona. E hoje eu vejo essa criança que entrou na música através de um instrumento improvisado e agora ganhou essa bateria tão moderna”, relatou o pai, Gonçalo Mineiro.

Vitor Gabriel toca com o pai e primo  Foto: Reproduo /TV Clube

Vitor Gabriel toca com o pai e primo — Foto: Reprodução /TV Clube

FONTE: G1 PIAUÍ