Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:58

Ações são realizadas nas Escolas Municipais de Jatobá (PI) em alusão ao Setembro Amarelo

 

Em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês de valorização pela vida, a Prefeitura Municipal de Jatobá do Piauí em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, estão promovendo ações com psicólogas exclusivas para trabalhar assuntos relacionados a depressão e ansiedade com os alunos nas escolas municipais.

As atividades iniciaram nesta quarta-feira (21), com os alunos da unidade escolar João Félix e Tertuliano Pereira que receberam as profissionais acompanhadas da psicopedagoga Janaína e dos Técnicos da SEMED do município, para realizar diversas atividades como escutas, ouvir os relatos dos alunos além de oferecer a oportunidade deles se expressarem para um profissional, falando de suas emoções e qualquer outro assunto.

Já nesta quinta-feira (22) as profissionais visitaram os alunos das escolas Eunice Andrade e Oscar Gil Castelo Branco onde o realizaram atividades como confecção de cartazes, pinturas além de trabalhar valores como respeito, bullying e amizade, sempre de acordo e sensibilidade de trabalar o tema conforme a faixa etária dos alunos.

O município já possui esse serviço de psicologia através do Centro de Referência de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, mas segundo a Secretária de Educação, Eleneide Santos, adotou a iniciativa de trazer mais profissionais para ampliar a rede de atendimento, principalmente nas escolas.

O OBJETIVO DA AÇÃO NAS ESCOLAS

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Na escola, os estudantes estão próximos de amigos, gestores, funcionários e professores que, também, podem estar enfrentando alguma batalha interna e necessitando de ajuda. Nesse contexto, é preciso que a escola busque alternativas para fortalecer o senso de comunidade e de pertencimento. Desse modo, um cuida do outro e cria-se um espaço de confiança para quem precisa falar dos seus sentimentos.

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia e resiliência, permite que as crianças e adolescentes aprendam a lidar melhor com as suas emoções e com as de quem está ao seu redor. Quanto mais autoconhecimento um indivíduo tem, mais facilidade ele terá para identificar o que está sentindo, facilidade para se abrir e receber acompanhamento psicológico.

Sendo assim, é recomendado estimular o aperfeiçoamento das competências socioemocionais por meio de projetos em grupo, em que os alunos se aproximem dos seus colegas e possam exercer essas habilidades, além de capacitar os professores para trabalharem essas questões dentro da sala de aula.