Paulo Martins se afasta da prefeitura, e Sílvia assume por 15 dias

A chefia de gabinete do prefeito de Campo Maior Paulo Martins anunciou nesta quinta-feira (30/07) que o petistas se afastará do cargo. Depois de sofrer um leve acidente automobilístico no litoral piauiense, Paulo Martins foi submetido a uma cirurgia e deve ficar afastado das atividades do executivo pelos próximos 15 dias.

Nesse período, a vice-prefeita Sílvia do Caú assume a responsabilidade de tocar o município na ausência do titular. Sílvia assina o termo de posse no final da tarde desta quinta, onde receberá das mãos do petista as chaves do Palácio das Carnaúbas – sede do executivo municipal.

11568_10204724228698127_4667045752131997837_nFoto: Reprodução

Segundo a assessoria de Martins, a cerimônia de posse da vice-prefeita acontece no gabinete da prefeitura ainda nesta quinta. A Câmara de Vereadores, que se encontra em recesso, será informada logo em seguida do afastamento de Paulo.

O afastamento impedirá o gestor de participar dos eventos em comemoração aos 253 da cidade, no próximo dia 8 de agosto.

O acidente

O prefeito petista sofreu um acidente quando pilotava um quadriculo nas praias do litoral piauiense. Segundo a assessoria, Paulo Martins caiu em um buraco e sofreu grave lesão em um dos pés. O gestor foi operado em um hospital particular de Teresina e orientado pelo médicos a se afastar das atividades.

No litoral, Caiçara perde mais uma no Piauiense Sub-19

Em jogo disputado na tarde desta quarta-feira (29/07) no litoral piauiense, o Caiçara de Campo Maior voltou a perder no Campeonato Piauiense Sub-19. Diante do Parnahyba, o Leão não se encontrou em campo e foi batido por 3 a 1 pelos donos da casa.

Caiçara Sub-19Foto: Arquivo Gil Galvão

O resultado manteve o clube alvirrubro na lanterna do Grupo Norte com dois pontos. Em sete jogos disputados até aqui, o Caiçara empatou dois e foi derrotado em cinco oportunidades.

Na próxima rodada, o Leão visita o time do Altos, no próximo domingo (2), para cumprir tabela. Já o Altos sonha com a vitória para somar quinze pontos e encostar no líder Comercial.

Idosos são atacados por bandidos na madrugada em Jatobá do Piauí

Um idoso foi baleado e outro foi atingido por um forte golpe na cabeça ao terem sua residência invadida por dois elementos na madrugada desta quinta-feira (30/07), na localidade Barra do Vento, zona rural da cidade de Jatobá do Piauí.

Informações dão conta que os dois assaltantes chegaram à residência dos idosos de posse de uma motocicleta. Ao adentrarem na residência, foram surpreendidos com o morador Luís Barra acordado. Assustados, os bandidos atiraram contra o peito do idoso. Já outro irmão da vítima, Pedro Barra, levou uma “paulada” na cabeça.

As duas vítimas foram levadas ao Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) e passam bem. A polícia do município de Jatobá iniciou as diligencias ainda na madrugada.

8fcb440ea659274e65a49a06d7cfb1d9

Evento discutirá estratégias para o 2° semestre letivo nas escolas municipais de Campo Maior

A Secretaria Municipal de Educação fará na próxima sexta-feira (31) um evento no Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes com o objetivo de discutir o propósito para o segundo semestre letivo nas escolas de Campo Maior.

O evento está marcado para às 08h da manhã, contará ainda com uma palestra de motivação para o público presente e envolverá todas as escolas municipais.

Professor_Ribinha

De acordo com o Secretário, Professor Ribinha durante esse período de férias foi feito uma revisão geral nos transportes, cinco escolas estão passando por melhorias nas instalações, reparos, readequações, pinturas. Os professores passaram por diversas formações e a compra da merenda escolar está sendo finalizada. “Fizemos toda uma organização para receber nossos alunos com a estrutura que eles merecem”, frisou Ribinha destacando a qualidade da merenda que é servida pela gestão atual. “Hoje os alunos tem uma merenda escolar balanceada pois é preparada por uma nutricionista de acordo com o que requer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, comentou.

O Secretário falou ainda que existe de fato uma mudança ocorrendo na educação de Campo Maior. “Isso só está acontecendo porque o prefeito Paulo Martins tem o compromisso de oferecer as condições necessárias para que a gente possa está garantindo uma educação de qualidade”, ressaltou.

Pré-candidatos e líder do Prefeito comentam números de pesquisa em Campo Maior; VEJA

Cópia de Professor_Ribinha

A reportagem do Em Foco procurou nesta quarta-feira (29) ouvir as pessoas que foram citadas na pesquisa para prefeito de Campo Maior que foi divulgada pelo Instituto BRVox no site 180. Sete nomes foram colocados na pesquisa estimulada, Antônio Félix, Professor Ribinha, Conceição Lima, Fernando Miranda, Dra Liége, Josenaide Nunes e Marco Pereira.

Alem de Antônio Félix, Dra Liége também foi citada pela oposição.

Veja o que eles disseram sobre os índices apontados pelo levantamento:

ANTÔNIO FÉLIX

O parlamentar oposicionista, em entrevista ao Radialista Bibi, agradeceu a avaliação da população, mas disse que vai encomendar uma pesquisa para refletir junto com seu grupo porque acredita que a diferença seja maior.

PROFESSOR RIBINHA

O Secretário Municipal de Educação, Professor Ribinha agradeceu por ter sido lembrado pelo povo de Campo Maior. “Nós temos inicialmente que agradecer as pessoas que citaram meu nome. E nós acreditamos que fomos valorizados através do trabalho e do esforço que fazemos na secretaria de educação envolvendo toda a sociedade com nossos propósitos”, disse.

Sobre o pré-candidato que lidera a pesquisa, deputado Antônio Félix que é irmão do ex-prefeito João Félix, Ribinha estranhou o índice. “Vemos com certa estranheza. Porque nós que trabalhamos na educação, sabemos como funcionava antes e como funciona hoje. Temos contato com pessoas que tiveram maus tratos em relação a questão salarial, relações de trabalho e etc. A pesquisa é uma referência para se fazer uma avaliação. Essa questão das pesquisas são muito dinâmicas e cada instituto analisa o cenário a partir de uma metodologia. Não podemos em uma só pesquisa definir algo, porque nós acreditamos sim que as mudanças aconteceram. Na gestão do prefeito Paulo Martins podemos comprovar que muitos avanços aconteceram e nós acreditamos na sabedoria da população”.

Ribinha destacou o percentual das pessoas que não sabem, não opinaram e que estão indecisas que ultrapassa os 40%. “O que chamou minha atenção foi o grande número de pessoas que não sabem em quem votar ou estão indecisas”.

“Se fossemos fazer uma comparação das ultimas gestões em Campo Maior a diferença é enorme em todas as áreas: abastecimento de água, saúde, serviço social, infraestrutura, meio ambiente, habitação, trânsito, obras, na educação e em todos os setores que se imaginar”, ressaltou.

Para o secretário o grupo possui muitos nomes bons como os que foram colocados na pesquisa e acredita que todos estarão juntos em torno de um nome só que será escolhido no momento certo pelo Prefeito Paulo Martins.

FERNANDO MIRANDA

O vereador Fernando Miranda ficou feliz com o índice porque sequer se lançou como candidato a prefeito. “Não lancei meu nome ainda, e a pesquisa é importante não para a eleição, mas para reflexão da própria administração. Na verdade muitas coisas foram feitas pela atual gestão, mas Campo Maior estava num atraso tão grande que as coisas que foram feitas foram absorvidas rapidamente. A gestão está trabalhando para dá o resultado para a população”, opinou.

O parlamentar citou alguns dos avanços que já aconteceram na atual gestão. “Fizemos 100% do abastecimento na zona rural. Trocamos a tubulação antiga de Campo Maior. No que diz respeito a saúde é uma reclamação nacional, mas com muito esforço temos trabalhado para melhorar. Na educação avançamos muito. Vejamos que até pouco tempo os professores de Campo Maior passavam dificuldades e o comércio estava todo falindo devido o atraso de salários. O Paulo pode ser considerado o prefeito da educação e hoje Campo Maior é um dos municípios que melhor paga os professores no país e em dias enquanto muitos municípios estão pagando atrasado”.

Ele refletiu também sobre a avaliação do governo municipal e atribui ao trabalho feito pela mídia em tentar passar para a população que todos que pertencem ao PT estão envolvidos em coisas erradas. “O que observamos é que as pessoas estão sendo punidas. Muitas pessoas são de outros partidos e as pessoas só atribuem ao PT e estão querendo colocar todos no mesmo saco”.

Para ele, ainda não é o momento de se definir e se discutir quem será o candidato. “Não podemos antecipar o processo político senão a administração ficará inviabilizada. Quatro anos de gestão é pouco para se discutir e resolver todos os problemas crônicos de Campo Maior, mas estamos trabalhando para melhorar a cidade tirando de todo o atraso”.

CONCEIÇÃO LIMA

A Secretária de Desenvolvimento Social, Conceição Lima também demonstrou satisfação com o resultado conquistado. “Fiquei muito alegre com o resultado por ser lembrada com esse índice de intenção de votos sem nunca ter sido candidata a nada e só posso atribuir isso a todo trabalho que temos desenvolvido junto com toda equipe da SEMDES. Fica nossa gratidão, e nosso reconhecimento. Estou fazendo parte dessa equipe por conta de um chamado do Prefeito Paulo Martins. É muito bom saber que o povo aprova nosso trabalho”, comentou.

Comparando com a gestão anterior, a secretária disse que tem trabalhado com outra lógica. “Nós rompemos com a lógica do assistencialismo e hoje estamos voltados para a emancipação das pessoas. Nós trabalhamos na linha da qualificação profissional e é através desse seguimento que temos encaminhado muitas pessoas para o mercado de trabalho e cada vez que isso acontece é motivo de celebração e comemoração de toda nossa equipe. Agimos visando a inclusão das pessoas para que seja erradicada em nosso município a desigualdade social”, sublinhou.

Sobre o nome que deverá disputar a eleição pelo grupo governista, a secretária disse que tem um compromisso com o prefeito Paulo Martins e votará no nome que ele escolher. “Eu tenho meus princípios éticos morais e religiosos, e tenho um compromisso com o Prefeito, portanto nosso candidato será aquele escolhido por ele”, encerrou.

EDVALDO LIMA

Líder do prefeito na câmara de vereadores, Edvaldo Lima também fez sua análise. “Nós temos a pesquisa como um norte. Não sei bem os critérios que o pesquisador adotou. Mas sabemos que nosso prefeito mudou a realidade de Campo Maior. Temos uma nova Campo Maior. Não sabemos quais pessoas prestaram essas informações a essa pesquisa, mas muitas pessoas as vezes não se detém às mudanças que acontecem no município e levam para a questão pessoal”.

Segundo ele, o Prefeito implantou medidas que vieram causar uma grande transformação na cidade em vários os setores. “Ao final dessa gestão teremos uma cidade bem diferente”. De acordo com o Edvaldo, o que falta é a operacionalização dos fatos e ações. “Existe muita coisa para divulgar e informar. Nós vamos mudar a realidade dessa pesquisa aí em pouco tempo”, garantiu.

Perguntado sobre uma possível comparação com a gestão anterior, Edvaldo foi direto: não dá nem para comparar.

Ele disse que o grupo fará discussões para melhorar cada vez mais a relação com a população. “Vamos nos reunir, conversar e ver onde podemos melhorar nossa performance com relação aos munícipes”.

Sobre a aprovação do prefeito ele acredita que o desgaste e as notícias nacionais sobre o Partido dos Trabalhadores está levando muitas pessoas a acharem que todos são iguais. “As pessoas as vezes deixam de dá uma aprovação que o prefeito merece por conta de outras pessoas que pertencem ao mesmo partido e cometeram algum ato ilícito. Diferente do tempo do PSDB, hoje quem cometer algum delito vai preso com o aval da Presidente Dilma”, concluiu.

TRÊS NÃO FORAM ENCONTRADOS PARA COMENTAR

Nossa reportagem tentou ligar para a médica Liége Cavalcante, mas não obteve êxito. A vereadora Josenaide Nunes e o Médico Marco Pereira não estavam na cidade.

STJ publica edital de concurso com salário de até 9,5 mil. Veja as vagas

O edital do concurso para a área de apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi publicado nesta quinta-feira (23) e oferta 65 vagas, mais formação de cadastro de reserva, para técnico (24 vagas) e analista judiciário (41 vagas), de níveis médio e superior, respectivamente. Continue lendo “STJ publica edital de concurso com salário de até 9,5 mil. Veja as vagas”

Ex-integrante da Chica Égua é encontrado por primo em Campo Maior

Atualizada

Bruno Williames Machado da Silva era procurado por seus familiares após fugir do Hospital Regional de Campo Maior (HRCM). Na tarde desta quarta-feira (29/07), logo depois do Em Foco veincular uma matéria intitulada ‘PROCURA-SE: Ex-integrante da Chica Égua desaparece em Campo Maior’, o jovem foi encontrado.

Um de seus primos, que já estava na busca desde o desaparecimento, encontrou Bruno Williames nas proximidades do Parque de Vaquejada Nina Alencar, na saída de Campo Maior para Altos. Williames foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) devido as condições precárias na qual foi encontrado.

willames

 

PROCURA-SE: Ex-integrante da Chica Égua desaparece em Campo Maior

Familiares de Bruno Williames Machado da Silva, que moram no Bairro Cariri em Campo Maior, mobilizaram os meios de comunicações da cidade nesta quarta-feira, para localizar o paradeiro do jovem, que desapareceu ontem, ao fugir do Hospital Regional de Campo Maior pulando um muro e fugindo dos familiares por dentro de uma lagoa. Continue lendo “Ex-integrante da Chica Égua é encontrado por primo em Campo Maior”

Oportunidade de emprego em Campo Maior. Contratação imediata

Empresa terceirizada, que presta serviço o Tribunal de Justiça, contrata Técnico em Informática, com formação e experiência em montagem e manutenção de computadores para trabalha na justiça em Campo Maior. Tem ainda uma vaga com as mesmas exigência para as cidade de Piripiri e Parnaíba. Continue lendo “Oportunidade de emprego em Campo Maior. Contratação imediata”

Correios vão abrir concurso público para cerca de 2 mil vagas

Os Correios estão finalizando os ajustes para a publicação do edital de abertura de concurso público para cerca de 2 mil vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de agente de Correios, nas atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT). As informações são da assessoria de imprensa do órgão.
Os Correios ainda não informaram quando o edital do concurso será publicado, portanto ainda não há informações sobre prazo de inscrições e data das provas. Segundo órgão, a previsão é que os demais detalhes do concurso sejam divulgados até o final do próximo mês.

carteiros_correios
As oportunidades serão para os estados de Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.

Do total de vagas, 10% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para pessoas pretas e pardas (PPP). (Os termos preto e pardo são os utlizados oficialmente pelo IBGE).

Os candidatos aprovados nas provas de conhecimento serão submetidos a teste de esforço e, posteriormente, o exame médico admissional.

O salário inicial para os operadores de triagem e transbordo, somado à gratificação (GIP), chega a R$ 1.284. No caso dos carteiros, soma-se ainda o adicional de distribuição, elevando a remuneração para R$ 1.620,50.

Os admitidos terão benefícios como vale-alimentação/refeição (de R$ 971,96 a R$ 1.092,48), vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio babá, além de adicionais – de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) – e a possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar.

Último concurso
O último concurso dos Correios foi realizado em 2011 para 9,1 mil vagas em cargos de nível médio e formação de cadastro de reserva, sendo 2.272 para atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem e transbordo. O salário era de R$ 807,29. A organizadora responsável pela seleção foi o Cespe/UnB.

O concurso teve 1.120.393 de inscritos. O cargo com maior número de inscritos foi o de atendente comercial, com 667.798 candidatos, seguido de carteiro, com 296.719. A concorrência para atendente comercial é de 293,93 candidatos por vaga.

Em junho de 2012, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou os Correios a ampliar o quadro de pessoal com a contratação de 9.904 funcionários. A empresa pode contratar os aprovados do concurso realizado em 2011 que estavam em cadastro de reserva para os cargos e localidades em que houve necessidade.

A autorização previa que o preenchimento das vagas fosse de forma escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata, a partir de 1º de julho, 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013. Dessa forma, todas vagas oferecidas no concurso de 2011 foram preenchidas.

Fonte: G1