A representação da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP), no Conselho Universitário até que tentou adiar a decisão, mas a reitoria da Instituição preferiu votar e aprovar o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2016. A votação aconteceu na manhã de quarta-feira, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consun) da Uespi. Em comparação com o ano de 2015, serão ofertadas 1.885 vagas a mais.
Se no edital Sisu 2015 foram ofertadas 3.100 vagas em 89 cursos, agora a oferta sobe para 4.885 vagas, em cerca de 140 cursos. “O problema não é simplesmente aumentar vagas. Defendemos a expansão da Uespi, mas de forma planejada e responsável, com boa qualidade. É preocupante que o Conselho Universitário tenha se apressado em votar este edital sem a devida cautela e sem um debate aprofundado com a comunidade universitária. Se já vivemos sérios problemas atualmente devido à falta de recursos suficientes na universidade, dá para imaginar o grau de precarização que atingiremos na Uespi no próximo ano, já que não há previsão de qualquer aumento de verbas proporcional previsto na minuta de Lei Orçamentária Anual, apresentada pelo governo do Estado para 2016”, afirma a professora Lina Santana, representante da Adcesp.
“Se o cenário que temos hoje for mantido, ou seja, de aumento de vagas, sem aumento suficiente de recursos e sem concurso para professor efetivo, o que teremos é uma expansão sem o devido planejamento e cuidado”, completou Lina.
Mesmo com um debate polêmico que durou mais de duas horas, o Conselho Universitário acatou em reunião a defesa do reitor Nouga Cardoso em favor do aumento de 1.885 vagas. Durante o debate, a representação da ADCESP mostrou que era preciso a Uespi se assegurar com orçamento digno, contratação de professores efetivos a partir de concurso público e grande melhoria estrutural para dar conta da demanda a ser gerada pela proposta apresentada de edital Sisu 2016.
Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.