Nesta quarta-feira (26), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou em entrevista coletiva o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil. O paciente, um homem de 61 anos, é morador de São Paulo e teve o resultado da contraprova confirmado positivo pelo Instituto Adolfo Lutz.
Segundo o Ministério da Saúde, o homem esteve na região da Lombardia, na Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Na mesma semana estouraram os casos de coronavírus no país, que já ultrapassam 300 confirmados. Segundo nota emitida pelo Hospital Albert Einstein, o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório.
Além do 1º paciente confirmado com o novo coronavírus, o Brasil tem, ainda, outros 20 casos suspeitos sendo investigados, informou nesta quarta-feira (26) o Ministério da Saúde. 12 das 20 pessoas estiveram na Itália, que enfrenta um surto de Covid-19, a doença causada pelo vírus.
Ainda dentro dos 20 casos monitorados, duas pessoas viajaram para a Alemanha, duas para a Tailândia, uma para a China, uma para a França, uma teve contato com o paciente confirmado e uma teve contato com um caso suspeito.
Os pacientes, 11 mulheres e 9 homens, estão sendo monitorados em 7 estados:
1 paciente na Paraíba
1 paciente em Pernambuco
1 paciente no Espírito Santo
2 pacientes em Minas Gerais
2 pacientes no Rio de Janeiro
11 pacientes em São Paulo
2 pacientes em Santa Catarina.
A pessoa mais velha tem 68 anos, e a mais nova, 20.
Outros 59 possíveis casos já haviam sido descartados pelo governo brasileiro.
Caso confirmado
O paciente que teve os exames confirmados para a Covid-19 é um morador de São Paulo de 61 anos que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.
Os exames de detecção da doença são feitos a partir da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que é realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde pública na capital.
Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde.
Bianca Viana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.