O governo do estado vai abrir consulta pública para ouvir a população sobre as novas medidas para reabertura do comércio no Piauí.
O comitê que discute a volta das atividades econômicas definiu uma minuta de protocolo geral para ser adotada no estado.
A proposta prevê que as empresas definem um plano de contenção da covid-19 para estabelecimentos com até 19 trabalhadores. O plano será monitorado pela Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária.
O protocolo geral foi definindo ouvindo setores empresariais e os prefeitos. Além do protocolo geral, haverá um protocolo específico para cada área.
Orientações para grupo de risco:
• Recomenda-se sua permanência na própria residência para realização de trabalho em domicílio/remoto, retornando de forma gradativa até que o quadro epidemiológico seja favorável;
• Caso residam com pessoas do grupo de risco, a critério do empregador, realizar preferencialmente serviço em regime de home office;
• Caso seja indispensável a presença na empresa/estabelecimento de trabalhadores pertencentes ao grupo de risco, deve ser priorizado trabalho interno, em local reservado, mantendo locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar condicionados limpos (filtros e dutos) e, obrigatoriamente, manter pelo menos umajanela externa aberta ou qualquer outra abertura, contribuindo para a renovação de ar;
Afastamento de trabalhadores
• Quarentena (isolamento domiciliar de 7 dias), sem comprovação de atestado médico, aos primeiros sinais ou sintomas de síndromes gripais (coriza, tosse seca, dor de garganta), mialgia, diarreia, cefaleia, perda parcial ou total de olfato ou paladar,podendo esse prazo ser estendido com avaliação médica;
• Para empresas com 20 ou mais trabalhadores, aplicar diariamente o Questionário Individual de Monitoramento de Saúde dos Trabalhadores
Limpeza
Segundo o protocolo do governo, as evidências atuais sugerem que o novo coronavírus pode permanecer ativo por horas e até dias em determinadas superfícies, dependendo do tipo de material.
"A limpeza de objetos e superfícies, seguida de desinfecção, são medidas recomendadas para a prevenção da Covid-19 e de outras doenças respiratórias virais em ambientes comunitários.
O protocolo determina flexibilização de horários e recomenda que as pessoas fiquem em casa.
"Fique em casa sempre que possível, utilize os serviços online e delivery e caso tenha sintomas de gripe ou resfriado ou seja do grupo de risco, não saia de casa", recomenda o comitê.
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.