Reeducandos da Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa Leite, em Campo Maior, iniciaram a limpeza e pintura das grades e interior das celas. Com o ofício, os internos têm direito à redução de um dia de sua pena a cada três dias de trabalho.
Segundo o gerente da unidade, Hermogem Paz, a atividade assegura os direitos dos detentos, previstos na Lei de Execuções Penais.
“Colocamos oito detentos sentenciados para fazer o trabalho de limpeza das grades e pintura das celas, e pretendemos estender essas ações para outras estruturas da penitenciária. Entendemos que é de fundamental importância, pois além de garantir o direto do interno, a unidade, como um todo, se beneficia. Além disso, proporcionamos a remição de pena aos internos”, diz.
O interno Antonio Carlos é um dos beneficiados com o trabalho, e fala da importância da atividade para a sua ressocialização.
“É um ensinamento e um aprendizado para gente, alguns internos já estão até falando em seguir no ramo da pintura quando saírem. Já estamos com o pensamento de que temos um caminho para seguir”, conta.
O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, ressalta que oportunizar o trabalho nas unidades prisionais do estado é uma das prioridades da gestão.
“Reforçamos o nosso compromisso com a reintegração social dos nossos internos a partir do trabalho. Nesse sentido, diversas ações estão sendo realizadas nas 17 unidades penais do Piauí, no tocante à limpeza, reformas e outras atividades. Todos ganham com isso. Os internos, com a remição de pena e um novo ofício, e o Estado, que ganha uma unidade limpa reformada”, diz.
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.