O isolamento social causado pelo novo coronavírus foi responsável pelo aumento de violência entre casais de idosos em Teresina. Foi que afirmou a delegada titular da Delegacia de Segurança e Proteção do Idoso, Daniela Barros, nesta quinta-feira (30).
De acordo com a delegada, muitas idosas têm procurado a delegacia do idoso para fazer denúncias de agressões, informando que os companheiros ficaram mais violentos durante o período de pandemia.
"É uma situação bem atípica. Atender idosas que reclamam do companheiro de 40, 50 anos [de relacionamento] que durante esse período acabou ficando impaciente, agressivo, com provocações verbais e ela vem solicitar apoio e medida protetiva”, enfatizou.
Por se tratarem de casos envolvendo um agressor que também pode ficar em uma situação de vulnerabilidade, por serem idosos, a delegada destaca que “é necessário fazer um encaminhamento antes de aplicar uma medida protetiva para que ele desocupe o lar. Principalmente porque normalmente estão no grupo de risco e precisam ser levados a um local de acolhimento”.
Ainda de acordo com a delegada Daniela, a pandemia também fez com que as pessoas da terceira idade sofressem mais golpes financeiros. Algo que poderia ter sido evitado caso as saídas para saques ou retiradas de benefícios fossem reduzidas, respeitando as medidas de isolamento, ou sendo feito por algum familiar ou alguém de confiança do idoso.
“O idoso permaneceu indo às instituições financeiras para receber os benefícios mesmo durante a pandemia, em que o esperado era que se isolasse em casa, recebendo ajuda de alguém da confiança dele para realizar operações. Então vimos que teve um aumento desses golpes, principalmente em relação ao saque do benefício ou auxílio emergencial”, complementou.
Como denunciar
As denúncias de violência e golpes contra idosos podem ser feitas através da delegacia eletrônica, no site da Delegacia Civil ou por telefone 100. Os familiares também podem registrar a denúncia em nome do idoso, levando as provas e material necessário para comprovar as informações.
Bianca Viana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.