A qualidade de vida está relacionada com a prática periódica de atividade física. Para quem não gosta de frequentar a academia, caminhar é uma ótima opção para abandonar o sedentarismo. Exercício muito eficiente, promove ótimos benefícios para a saúde. Entretanto, antes de começar qualquer atividade física, o ideal é adotar algumas medidas preventivas.
O primeiro passo é procurar um médico para a realização dos exames necessários. O profissional fará uma avaliação geral para identificar possíveis problemas de saúde.
Após a liberação, é recomendado contar com a ajuda de um profissional de educação física para as orientações necessárias. Afinal, alguns cuidados devem ser adotados para evitar complicações, como problemas articulares.
Com tudo certo, basta dar início à caminhada, uma atividade física simples que promove muitos benefícios para a saúde.
Com a periodicidade, é possível constar melhora significativa no sono, diminuição dos percentuais de gordura do corpo e aumento da condição cardiorrespiratória. A atividade ajuda ainda a melhorar a absorção de cálcio pelo organismo.
Recomendação
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física leve ou moderada, como a caminhada, deve ser praticada durante 30 minutos diários, por pelo menos cinco dias na semana. Segundo a OMS, 70% das pessoas em todo o mundo são sedentárias e estão mais propícias a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
Dicas
Para quem vai começar, o terreno deve ser plano. A distância percorrida não é o principal para a atividade. O que importa mesmo é a intensidade. Mas cuidado com os excessos. Principalmente os sedentários devem ter cuidado, evitando possíveis lesões.
Fonte: Estadão Conteúdo
Alecio Rodrigues
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.