Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:24

Novembro foi o mês do ano que mais registrou assassinatos no Piauí

Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi)

 Foto: Reprodução

Novembro foi o mês que mais registrou assassinatos no Piauí durante o ano de 2015. No total 59 pessoas foram mortas a facadas, disparos de armas de fogo ou pauladas, sendo que a Capital contribuiu com 30 destes crimes e os 29 restantes foram divididos entre o interior e o litoral. Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi) com base nas notícias divulgadas no Estado, seja através de impressos, portais de internet, emissoras de rádio e TV.

 

Antes de novembro, os meses de maio e outubro haviam registrados os mais altos números de homicídios dolosos do ano com 56 e 53 casos respectivamente. Com relação aos recordes da capital e interior junto ao litoral, no ano, não foram batidos. Maio teve a maior quantidade de assassinatos registrados na Capital neste ano e outubro registrou a maior número de homicídios fora de Teresina com um total de 33.

 

NÚMEROS
No item por ocupação, mais uma vez as pessoas que tiveram ou ainda tem problemas com a lei foi o que registrou o maior número de crimes. Treze pessoas qualificadas como detentos, ex-detentos, traficantes, assaltantes, usuários de drogas ou ex-internos foram mortos no Estado. Este total corresponde a cerca de 20% de todos os casos. Vítimas tidas como lavradores foram registrados 10 casos. Mas este item talvez não corresponda a realidade porque é comum os meios de comunicações, sobretudo do interior do Estado, taxares as vítimas de assassinatos como lavradores, quando não há uma profissão.

 

A zona sul de Teresina teve 10 assassinatos; a Norte e a Leste, oito, cada uma e a zona Sudeste foi a que registrou o menor número de homicídios dolosos em novembro com quatro casos.

 

Com relação aos supostos motivos dos delitos, o ajuste de contas foi o mais apontado dentre os casos com um total de 11. Em seguida aparecem os casos de rixa ou vingança com sete. Em 17 crimes não foi possível até o momento em que os dados da pesquisa foram coletados, determinar o motivo.

 

Já entre os municípios, os mais violentos foram União, na Grande Teresina e Luís Correia, no litoral, com três assassinatos cada. Os municípios de Cocal, Luzilandia, Lagoa Alegre e José de Freitas tiveram dois assassinatos cada. O número de mulheres mortas em novembro no Piauí foi um os menores do ano, com um total de três vítimas.

 

Fonte: Ascom Sinpolpi 

Por Otávio Neto

Mais de Polícia