Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:37

Sesapi reforça medidas de segurança após casos de óbitos crescer no Piauí

De acordo com o Consórcio de Imprensa, que coleta dados das secretárias de saúde de todos os estados, o Piauí teve alta de 32%, enquanto os demais estão estáveis ou em queda.

 

O estado do Piauí apresentou um crescimento no número de óbitos pela Covid-19, no último final de semana e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta à população para que esses números voltem ao patamar de queda. 

No último domingo (11) o boletim do Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI) apresentou 14 mortes pela Covid-19 e 232 novos casos da infecção. 

“Essa queda de casos nos finais de semana sempre ocorreu, pois o número de exames realizados é sempre menor, e quando se compara com as mortes nós vamos ter mesmo um sinal de alerta vermelho, mas não podemos fazer a avaliação de um único dia, ela deve ser mais cautelosa e comparar uma série histórica para ser fazer uma avaliação mais criteriosa. Porém devemos manter a vigilância constante”, enfatiza o superintende de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Há sete semanas o estado vinha registrando uma baixa nas mortes por decorrência do coronavírus, mas os números voltaram a crescer na 41ª semana epidemiológica. Por outro lado, o número de internações, em decorrência da Covid-19, vem apresentaram uma queda.

“No domingo (11), tivemos 181 leitos de UTI ocupados, é o menor número dos últimos doze dias, e isso é muito importante, pois mesmo com o crescimento de casos e óbitos as internações estão diminuindo”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

A Sesapi desde o início da pandemia vem alertando aos piauienses sobre os cuidados a serem mantidos no combate ao vírus e o secretário reforça esse apelo para que se evite a propagação do coronavírus.

“Lembramos à população que infelizmente a pandemia não acabou e que não devemos baixar a guarda para cuidados básicos como lavar sempre as mãos, usar a máscara ao sair de casa e todo o protocolo que as autoridades de saúde recomendam. A Sesapi está atenta e vigilante 24 horas, para que toda nossa população possa progredir nas medidas graduais de retomada”, afirma Florentino Neto.

Bianca Viana

Mais de Saúde