Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:29

Meteorologia prevê início de chuvas no Piauí para o final de dezembro

A ocorrências dessas chuvas não caracterizam o início do período chuvoso, que deve acontecer no final de dezembro e se estender até abril de 2016.

 Foto: Reprodução

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em posição um pouco mais próxima do Equador favorece a formação de chuvas no Piauí pelos próximos dias, ainda que de forma isolada. É o que aponta a previsão realizada pela Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A ocorrências dessas chuvas não caracterizam o início do período chuvoso, que deve acontecer no final de dezembro e se estender até abril de 2016.

 

Hoje (16), o dia será parcialmente nublado a seco, quente e com chuva isolada no Norte e centro-norte. Em algumas áreas do Sudoeste, pode chover fraco e de forma isolada. Nas demais áreas, variação de nebulosidade e predomínio de alta temperatura, que deve ser de aproximadamente 39°C. A umidade relativa do ar deverá ficar entre 35% e 30%, no Centro e Sudeste.

 

Na capital, o dia será predominantemente ensolarado e quente, com temperatura máxima chegando a 39,5°C. Variação de nebulosidade e possibilidade baixa de chuva passageira e fraca, de 5mm, no final do dia ou à noite. A umidade do ar será de aproximadamente 30%. A cidade de Picos, localizada no sul do estado, que sofreu com temporal e rajadas de vento de até 100 km/h no último domingo (13), deve ter chuva na sexta-feira, dia 18, mas não com a mesma intensidade.

 

“O que aconteceu em Picos no domingo foi decorrente de um deslocamento de correntes de ventos da região Sul em direção ao Norte, o que ocasionou chuva em pontos isolados da cidade. Para os próximos dias não há previsão de nenhuma ocorrência desta natureza no município e nem em outra região do estado. O que vai ocorrer são chuvas abaixo da média, especialmente no semiárido, onde o índice pluviométrico anual é menor do que nas demais regiões, agravando o quadro de seca”, afirmou Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Semar.

 

Uma das causas para a pluviometria abaixo da média está associada ao fenômeno El Niño (temperaturas acima da média no Pacífico Equatorial) que vem sendo observado desde o primeiro semestre de 2015.

 

Fonte: Ascom Semar 

Por Otávio Neto

Mais de Geral