As cidades de Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Campo Maior, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Água Branca e São João da Serra foram consideradas elegíveis para receber doses da vacina Pfizer e, consequentemente, aplicar o imunizante. A lista foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta sexta-feira (21).
Conforme o órgão, a escolha dos municípios ocorreu por determinação do Ministério da Saúde (MS), considerando dois critérios prioritários: a densidade populacional elevada e serem sede de regiões de saúde.
Além disso, a Sesapi comunicou que também atentou, por questão de logística de distribuição, para as cidades de menor porte próximas da capital.
"Nesses municípios temos a possibilidade do transporte terrestre, enquanto nos municípios sede de região teremos o transporte aéreo das vacinas", explicou a diretora de vigilância em saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.
Preparação
A Sesapi informou que vai formalizar ainda nesta sexta um documento que será encaminhado ao MS, formalizando a adesão das nove cidades ao planejamento de distribuição das doses.
Em seguida, o órgão vai orientar os municípios sobre as condições necessárias.
"Agora teremos um processo de capacitação dos municípios para estarem 100% aptos a receber e executar a imunização", disse o secretário de saúde, Florentino Neto.
"Partiremos a partir da orientação sobre as necessidades e características de estrutura que esses municípios deverão ter para fazer essa adesão", completou.
Segundo o secretário, as equipes de saúde das cidades receberão treinamento pela equipe da coordenação de imunização do estado, pela equipe do MS e ainda com representantes da própria Pfizer.
"Após toda essa preparação, os municípios vão receber doses do imunizante, a medida que o ministério for enviando, para dar seguimento ao Plano Nacional de Imunização", pontuou Florentino Neto.
Fellipe Portela
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.