ALERTA: Ministério da Saúde emite aviso às secretarias sobre risco de nova variante da Covid-19
Pasta orienta que secretarias notifiquem imediatamente ocorrência de casos da nova cepa
O Ministério da Saúde emitiu, nesta sexta-feira, um alerta de risco às secretarias de saúde sobre a nova variante do coronavírus identificada na África do Sul. De acordo com a comunicação da pasta, até a manhã desta sexta-feira, nenhum caso da variante foi identificado no Brasil.
Segundo informações do portal O Globo, o comunicado orienta as redes para que façam notificação imediata caso haja detecção de casos da nova cepa. Segundo a pasta, em caso de diagnóstico suspeitos em pacientes vindos de países com histórico dessas variantes, as redes devem monitorar viajantes com sintomas por até 14 dias e sem sintomas por até 7 dias.
Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota técnica recomendando a suspensão imediata de voos que venham da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. O órgão orienta ainda que o governo brasileiro suspenda em caráter temporário a entrada no Brasil de viajantes estrangeiros com passagem por esses países nos últimos 14 dias, a menos que se enquadrem em exceções a serem estabelecidas pelos órgãos de imigração do país.
A adoção de medidas pelo governo depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, Ministério da Infraestrutura e Ministério da Justiça.
—Isso está sendo discutido internamente, não há ainda um posicionamento fechado. Essa decisão precisa ser breve e será breve — disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, destacando que a decisão é do colegiado.
O alerta enviado pelo Ministério da Saúde foi destinado à rede Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), que reúne todo o sistema de vigilância do país, incluindo entes federais, estaduais e municipais.
Bianca Viana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.