Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:34

Campo Maior tem aumento de casos de dengue e profissionais fazem alerta. Veja os bairros com maior incidência

Com o foco no combate ao coronavírus, a população acaba descuidando das ações básicas de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti

 Foto: Redes sociais/Gustavo Gomes, agente de endemias

Um agente de endemias de Campo Maior compartilhou um vídeo nas redes sociais no qual alerta a população, sobretudo dos Bairros Fripisa e Santa Cruz, quanto ao aumento de casos de dengue no município. 

Com a chegada do período chuvoso os focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti sofrem um aumento vertinginoso, o que expõe os populares a riscos cada vez maiores de contrair a doença. 

No vídeo, enquanto alerta as pessoas, o agente mostra frascos com larvas do mosquito a serem levadas para testagem em laboratório. O mesmo informou que é a primeira vez que encontra uma concentração tão grande de larvas na sua área de atuação.

O Em Foco conversou com Joy Kelson, coordenador do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, e o mesmo confirmou o aumento de casos. Os bairros que têm apresentado maior incidência são: Renascer 1, Cidade Nova, São João, Everest e Centro. 

"Aumentou os casos, e a cada dia vem aumentando mais, pois com a covid ainda existindo, as pessoas relaxaram com os cuidados para evitar o criatório do musquito. Mas os agentes de endemias já estão todo dia fazendo a vistoria nos bairros que mais têm casos", alertou o coordenador, que destacou que o maior fator de combate a dengue é a própria população.

O coordenador de endemias Raimundo Barros também reforçou a necessidade da população estar atenta com relação aos focos de água parada nos quintais e em terrenos baldios. É importante não descartar lixo nesses terrenos para que não se tornem depósitos de água parada onde o mosquito venha se reproduzir.

"Ao sentirem sintomas como, febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, etc, procurem as Unidades Básicas de Saúde", insiste o corrdenador de endemias.

É comum ouvir queixas da população quanto a capacidade de abrangência dos agentes de endemias. A coordenadoria informa, no entanto, que eles estão diariamente em campo, sobretudo nos bairros onde há incidência de casos.

Walton Carvalho

Mais de Cidades