Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:17

Diocese de Campo Maior realiza Solenidade de Lançamento dos Festejos de Santo Antônio

 Imagens: Em Foco

A Diocese de Campo Maior, através do bispo Dom Francisco de Assis realizou na manhã desta segunda-feira (02) uma solenidade especial para a fazer o lançamento oficial dos Festejos de Santo Antônio 2022. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de várias autoridades municipais, além de autoridades religiosas. 

As festividades desse ano de 2022 têm um sabor especial sobretudo por conta dos dois anos de pandemia de coronavírus, onde os fiéis foram limitados no exercício da sua fé e os festejos não ocorreram normalmente como todos os anos. 

O tema escolhido foi: Caridade: Serviço à vida plena e o lema foi: "Eles eram perseverantes na comunhão fraterna", baseado no livro bíblico de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 42. 

O padre Gilberto Felipe, vigario geral e pároco da catedral, iniciou as falas na tribuna de honra destacando o espírito de ações de graças que os Festejos devem ter por todos estarem ali, vivos e com saúde após a pandemia. E fez uma breve apresentação do tema e lema. 

Presente na solenidade, o Comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar, major Etevaldo Silva, informou que já transmitiu ao comandante geral de polícia militar do Piauí o sentimento e a expectativa de que os festejos desse ano serão bem maiores e solicitou reforços à segurança pública de Campo Maior. 

"Estamos confirmando que a Cavalaria da Polícia Militar vai estar presente, o efetivo da Tropa de Choque também vai estar presente e essas guarnições vão permanecer na cidade durante as 13 noites", informou o comandante. 

Dom Francisco de Assis fez uma apresentação mais apurada do tema desse ano de 2022 e destacou a caridade como exemplo de Santo Antônio e fio condutor das relações interpessoais. Informou que as grandes celebrações durante as festividades serão todas campais, ao lado da Catedral, seguindo o exemplo de anos anteriores. 

"O coração do Festejo é a Catedral. O coração do Festejo é o altar da Catedral. É lá que você encontra Santo Antônio. Agora, o Festejo é muito grande e tem uma outra dimensão que é a dimensão social. Acontece nas famílias, nas praças, nas barracas, o Festejo acontece na cidade toda", destacou o religioso. 

O bispo disse ainda que estes Festejos representam também uma esperança para o comércio local após as restrições da pandemia onde tantos comerciantes foram prejudicados. E acredita que esse ano será um divisor de águas e o maior Festejo de Santo Antônio da década.

***

Walton Carvalho

Mais de Cidades