O secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, afirmou, nesta segunda-feira (15), que grande parte das execuções por arma de fogo em Teresina estão relacionadas ao consumo e tráfico de drogas. Segundo ele, a disputa pelo mercado entre duas facções criminosas motivou os cinco assassinatos registrados somente nesse domingo (14), na capital.
“Nós temos francamente essa disputa entre duas organizações criminosas que atuam aqui e disputam esse mercado ilegal [de tráfico de entorpecentes]. Claro que, como pano de fundo, [está] o consumo de drogas, que ainda é muito grande. A redução do consumo é uma política que independe do sistema de justiça criminal, tem que ter uma conscientização da sociedade”, destacou.
Em entrevista à TV Clube, o secretário de Segurança Pública contou que organiza, com o Ministério da Justiça, operações de combate aos grupos criminosos. O estado registrou aumento de 11% no número de crimes violentos em 2021, em comparação com o ano de 2020, o 3º maior crescimento no país, segundo o Monitor da Violência, divulgado este ano pelo g1.
“Nós temos, inclusive, operações já em andamento, de investigações de modo reservado. Mas também operações que serão desencadeadas com o Ministério da Justiça. Nós queremos atingir exatamente as lideranças, pessoas questão liderando a criminalidade e que precisam ser contidas. Essa contenção é feita com investigação e a prisão dessas pessoas”, completou o coronel Rubens Pereira.
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.