O avanço de serviços públicos voltados para a saúde de cães e gatos é fundamental na atualidade. O candidato a deputado federal Weslley Paz (Solidariedade) pretende criar o Sistema Único de Saúde Veterinária para garantir consultas, exames e procedimentos gratuitos para os animais de estimação.
Weslley Paz explicou que o crescimento desordenado da população de cães e gatos deve ser amplamente debatido em todo país com a elaboração de uma medida federal que estanque esse processo. Para ele, Sistema Único de Saúde Veterinária seria utilizado também para esse controle.
“Todo mundo hoje tem um cão ou um gato e por eles tem amor. É preciso que o Estado tenha política voltada para os PET’s. Nossa proposta é criar algo muito parecido com o SUS, que permita que animais da grande maioria da população que não tem condições de pagar um serviço privados também tenham direito a tratamento”, disse Weslley Paz.
O Brasil é o país com o maior número de animais de estimação. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), esse total chega a 139,3 milhões de bichinhos dentre eles, cães, gatos, peixes e outros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a populações de cães e gatos é de 54 e 24 milhões, respectivamente.
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.