Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:15

Prefeitura de Campo Maior prorroga prazo para pagamento do IPTU: população cobra retorno em forma de melhorias urbanas

 

A prefeitura de Campo Maior anunciou na manhã desta quarta-feira (05) a prorrogação do prazo para o pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de 2022, que venceu no último dia 30 de setembro. Com a prorrogação, o contribuinte terá até 31 de outubro para realizar o pagamento do tributo e poderá também contar com alguns descontos, porém, apenas se estiver em dia com o recolhimento do imposto.

O IPTU é um tipo de imposto que sempre está no topo quando o assunto é o desagrado da população, que em geral não sente o retorno desse investimento em forma de melhorias nas cidades. Ao receber a cobrança, o contribuinte lembra das ruas esburacadas e da falta de iluminação pública nas ruas dos bairros, coisas que ocorrem bastante em Campo Maior. 

Um dos bairros campeões quando o assunto é a negligência do poder público é o Califórnia. Ali é possível encontrar, com muita facilidade, esgotos a céu aberto e ruas com calçamento cheio de buracos e pontas de pedra, dificultando o acesso da população. No Califórnia, também conhecido como Pedras de Fogo, há uma creche há muito tempo desativada, cujo prédio se encontra abandonado, dificultando a vida das mães que muitas vezes precisam trabalhar fora, mas não têm onde deixar as crianças pequenas. 

No Bairro Matadouro, moradores da Rua Santa Quitéria se queixam que todos os anos, durante o inverno, suas casas são invadidas pelas águas do Rio Pintadas, que fica por trás do Bairro. Ali já foram instaladas algumas manilhas para o escoamento da água das chuvas, mas o problema não foi resolvido.

No Bairro Paulo VI, adolescentes disputam um torneio chamado 1º Campeonato de Travinha do Paulo VI, incentivando a prática do esporte nas redondezas. O problema que se observa ali é o estado lastimável da quadra, cheia de buracos nas muretas e no piso, levando risco aos atletas aspirantes que participam do torneio. 

Recentemente o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) precisou realizar reparos no encanamento no Bairro Fripisa e os trabalhadores usaram um cavalete para sinalizar o local que ficava em uma das vias da Av. Nilo Oliveira. O problema é que, devido a falta de iluminação pública, pelo menos dois moradores jogaram suas motocicletas contra o objeto, até que um popular acabou tirando o cavalete por contra própria para evitar mais acidentes.

As administrações públicas necessitam do recolhimento dos impostos para atender as necessidades de seus municípios. Não se questiona que a população deve pagar o IPTU, até porque há uma cláusula que diz que por conta do não pagamento, o nome do contribuinte pode ser incluído na Dívida Ativa do município e ficar negativado. Mas exigir que esses impostos retornem satisfatoriamente em forma de benefícios também é um direito da população que paga por um serviço que muitas vezes não vê.

 

***

 

Da Redação

Mais de Cidades