Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:50

Secretaria dos Esportes alinha prioridades da gestão para levar esporte a todo Piauí

 

Foi realizada, na segunda-feira (9), uma reunião para reforçar as bandeiras iniciais da nova gestão da Secretaria de Estado dos Esportes (Sespi) e reafirmar o compromisso de toda a equipe para com o esporte piauiense.

Dentre as pautas debatidas na reunião estavam: levar o esporte a todos os municípios do Estado; políticas de incentivo fiscal para empresas que queiram patrocinar o esporte; incentivo às práticas esportivas por idosos; esporte como ferramenta de inclusão social; fomentar os paradesportos; bem como ter uma gestão participativa com todos os representantes de entidades e modalidades esportivas e a população em geral, como as bandeiras principais e inicias da nova gestão.

De acordo com a secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, o incentivo às práticas de esporte para pessoas com deficiência, que buscam superar suas limitações físicas e se tornarem atletas de alta performance é essencial. “Além da inclusão de pessoas com deficiência, vamos buscar um mandato participativo com a população piauiense, para que ela seja a grande protagonista da nossa gestão, assim como também levar nossas ações para todos os municípios piauiense, criando gerências regionais para ajudar nas nossas ações”, pontua Josiene Campelo.

A secretária de Estado dos Esportes confirma também a importância das práticas esportivas como ferramenta de inclusão social. “Ao tirar crianças e adolescentes das ruas, o esporte ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública. Diante de toda essa importância, os investimentos nesta área são primordiais na minha gestão”, pontua Josiene Campelo.

A ideia é fortalecer as práticas já adotadas e incrementar as atividades que possam envolver cidadãos de todas as faixas etárias. Crianças, jovens e idosos devem se beneficiar de tudo o que o esporte pode oferecer, tanto para o bem estar físico quanto mental. Com o aumento da expectativa de vida, devemos pensar em práticas esportivas voltadas para essa população que está envelhecendo, para que os mesmos possam ter mais qualidade de vida.

Outro público importante é o das escolas. De acordo com a secretária é necessário se desenvolver programas em conjunto com todo o sistema escolar do Estado. Josiene Campelo falou também de uma política de incentivos fiscais para o esportes. “Precisamos implementar uma política de captação de recursos com parcerias junto à iniciativa privada e junto aos governo municipais e o Governo Federal como forma de reativar o esporte em todos o Estado”, finaliza a secretária.

Mais de Esportes