Uma chuva de granizo foi registrada na tarde dessa segunda-feira (9), na comunidade Lagoa Comprida e no bairro Junco, localidades situadas no município de Picos, a 327 km ao Sul do Piauí. Um morador da comunidade Lagoa Comprida gravou um vídeo mostrando o momento da chuva de granizo.
Entenda o fenômeno
O climatologista Werton Costa explicou que a chuva de granizo foi ocasionada devido à atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), responsável pela aceleração do processo de formação das nuvens.
“Toda e qualquer chuva que cai sobre o município de Picos é resultante de um transporte de umidade que ocorre do mar ou da Amazônia até a microrregião. Ocorre de forma reta, linear, a partir da atuação de um sistema atmosférico. Porém, nós temos um sistema chamado de Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) que ele não é linear, é circular e faz uma redistribuição da umidade presente sobre a microrregião. Quando os VCANs atuam, eles provocam dois efeitos muito estranhos: ele pode interromper o fluxo de chuva, provocando veranico em todos os municípios que estão dentro do vórtice. Porém, se o município está na borda do vórtice, ele provoca a eclosão rápida das nuvens, elas crescem de forma vertical com grande velocidade, seus topos adquirem temperaturas negativas e há possibilidade de granizo. Foi o que aconteceu no bairro Junco, em Picos, granizo, devido à atuação de um VCAN que acelerou o processo de formação das nuvens. É um fenômeno raro, mas todos os anos acontecem em algum município do nosso sertão”, afirmou o especialista.
FONTE/CRÉDITOS: G1 Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.