Uma câmera de segurança flagrou o momento em que cinco detentos tentam empreender fuga da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, na madrugada desta sexta-feira (20), em Parnaíba. As forças policiais da Polícia Militar em conjunto com a Polícia Penal do Piauí conseguiram evitar a ação e capturaram os criminosos.
As imagens mostram que os prisioneiros conseguiram sair de suas celas e utilizaram lençóis para escalar o muro da penitenciária. Ainda no vídeo é possível observar um dos detentos escalando os pilares. Os policiais estavam atentos e tornou frustrada a tentativa de fuga, coibindo os indivíduos.
Com capacidade para abrigar 176 detentos, a Penitenciária Mista Juiz Ibiapina atualmente excede o número de ocupantes, chegando a 600 detentos no local. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, atualmente o presídio possui apenas 7 policiais penais em cada turno na penitenciária. O efetivo corresponde, proporcionalmente, um policial para 86 detentos.
“Apesar das adversidades, baixo efetivo, superlotação de presos, fizeram o trabalho com proeza, com determinação e compromisso. Parabenizo a todos (policiais penais) e conclamo a todos que redobrem as atenções nas unidades prisionais”, declarou.
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), em nota, reconheceu a superlotação da penitenciária e informou que o efetivo policial foi reforçado. Ainda foi divulgado que nova unidade será construída no município de Buriti dos Lopes.
Veja a nota da Sejus:
A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba, informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), 5 presos tentaram fugir. A tentativa foi abordada pelos policiais penais e militares que estavam de plantão no local. A Sejus reconhece a superlotação do estabelecimento, situação inerente a todo sistema prisional brasileiro, mas esclarece que já reforçou a segurança do local e uma nova unidade será construída na região Norte do Estado, em Buriti dos Lopes.
FONTE/CRÉDITOS: MEIO NORTE
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.