A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), vai realizar nesta segunda (03), às 8h30, a solenidade de lançamento do espaço onde será feita a emissão da nova Carteira de Identidade Digital para Pessoas com Deficiência do Piauí.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, na ocasião vai acontecer a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as duas secretarias. “Isso, de certa forma, pode nos ajudar na coleta de informações relacionadas aos tipos de deficiências no nosso estado, que serão inseridas em um único documento oficial, proporcionando mais comodidade e respeito para essas pessoas”, declara.
A novo RG nacional dispõe, de forma optativa, de símbolos para identificação das deficiências. O procedimento será realizado a partir da próxima semana em uma sala específica da Seid, por meio do Instituto de Identificação Félix Pacheco, facilitando o acesso das pessoas com deficiência ao documento.
Segundo Lívia Queiroz, gerente de Ação Social do Instituto Félix Pacheco, “a Seid já é referência em serviços como a emissão da carteira do autista e dos passe livres. A abertura desse novo posto para emissão de RG proporcionará facilidade de acesso a esses serviços que garantem qualidade de vida para as pessoas com deficiência. O Instituto de Identificação entra para agregar e fortalecer nessa caminhada”, frisou.
A emissão da primeira via do RG é totalmente gratuita para a população, com o valor de R$ 21,60 para a segunda via, tendo como documentos obrigatórios exigidos:
- - Certidão de nascimento ou de casamento;
- - Comprovante de Residência;
- - CPF
- - Laudo Médico indicando o tipo de deficiência
- OBS: Certidão original atualizada com selo de verificação
Documentos opcionais:
- - NIT/PIS/PASEP
- - NH
- - Título eleitor
- - Tipo Sanguíneo
- - Carteira Profissional
- - Certificado de Reservista (se homem)
- - Cartão do SUS
A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência fica localizada na Rua Álvaro Mendes, 1432, Centro/Sul, Teresina, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O atendimento para emissão do novo RG para pessoas com deficiência não precisa de agendamento.
O evento também contará com uma solenidade de entrega de algumas carteiras de identidade para pessoas com deficiência, nas quais as informações necessárias para a emissão do documento já haviam sido coletadas pela equipe do Instituto de Identificação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.